Porto de Cimento

Porto de Cimento, onde atualmente encontra-se a Orla Taumanan



Muito antes da criação das rodovias (especialmente, a BR-174, entre os anos 60 e 70), a única forma de comunicação de Boa Vista com outras cidades era por via fluvial, mas precisamente, pelo Rio Branco. Por ele é que vinham barcos trazendo todos os mantimentos necessários, como alimentos, roupas, móveis, entre outros materiais. As embarcações atracavam no que por muito tempo foi chamado “Porto de Cimento” (oficialmente, Porto da Intendência). 

A estrutura do lugar era tão simples quanto o nome. Os mais antigos devem lembrar da euforia que envolvia a cidade quando uma embarcação chegava. Multidões se aglomeravam às margens do rio para comprar, vender, resgatar suas encomendas ou simplesmente para ver o que ou quem tinha chegado.


Barcos trazendo comida, roupas, remédios e outros mantimentos atracavam no Porto de Cimento.


Vale ressaltar que por lá aportaram as primeiras famílias da cidade. Não à toa, bem em frente ao porto, foram erguidos os dois monumentos dedicados aos pioneiros (DOIS, pois além da esplêndida obra assinada por Luís Canará, há também outro na praça Barreto Leite. Em breve falaremos sobre isso aqui no blog). E, por muitos anos, famílias e mais famílias chegavam a Boa Vista, vindas de várias partes do país, sobretudo do norte e do nordeste.

O porto recebeu as primeiras famílias, vindas do norte, nordeste e de outras partes do país.  

Com as obras de construção da Orla Taumanan (inaugurada em julho de 2004), o porto desapareceu, uma vez que o então mais novo cartão-postal de Boa Vista foi erguido sobre o porto. À época, houve protestos contra o que seria um atentado à memória do povo boa-vistense. Hoje, ainda há resquícios do Porto de Cimento, lembranças de um passado inesquecível para a cidade.

Ainda é possível encontrar resquícios do que um dia foi o Porto de Cimento, sob a Orla  Taumanan (Fotos: Fábio Cavalcante)

Ruínas do Porto de Cimento sob a Orla Taumanan (fotos: Fábio Cavalcante)

Ruínas do Porto de Cimento  sob a Orla Taumanan(fotos: Fábio Cavalcante)

Ruínas do Porto de Cimento  sob a Orla Taumanan (fotos: Fábio Cavalcante)

Ruínas do Porto de Cimento  sob a Orla Taumanan (fotos: Fábio Cavalcante)

* P.S.: Há alguns anos, quando trabalhava como repórter do jornal Roraima Hoje, tive o prazer de entrevistar a artista plástica Petita Brasil, descendente de uma das famílias pioneiras do Estado de Roraima. E, com tamanha indignação, ela mencionou justamente a construção da Orla Taumanan, que segundo ela, descaracterizou o único porto fluvial da cidade. Ela ressaltou que várias capitais (chegou a citar Manaus, Belém, Recife, Rio de Janeiro, entre outras) possuem um porto e, não haveria nenhum motivo para que Boa Vista também não ostentasse o privilégio. Até hoje, estou de acordo com cada palavra que ela disse a respeito.

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