UFRR oferece gratuitamente à população atendimentos psicológico e jurídico

A consultoria jurídica acontece no Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos, da instituição


A Universidade Federal de Roraima disponibiliza para a comunidade atendimentos gratuitos na área de psicologia e de orientação jurídica, desenvolvido por acadêmicos que estão nas fases finais de suas respectivas graduações. 

Os atendimentos em consultoria jurídica ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 12h, no prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), localizado em frente ao Bloco I da UFRR. Dentre os serviços ofertados estão: consultas jurídicas, aconselhamento, peticionamentos, ajuizamento e até acompanhamento processual. 

O Núcleo conta com a colaboração de alunos de Direito da UFRR que cursam ao menos o sétimo semestre e que já tenham cursado as disciplinas teóricas necessárias para iniciarem as atividades práticas dentro do Núcleo. Todo o trabalho é feito sob a supervisão dos professores Fernando Xavier e Mauro Campello. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3621-3503 e 3621-3152 

Já o Serviço de Atendimento Psicológico da UFRR (SAP/UFRR) retornou nesta semana, oferecendo gratuitamente o serviço de plantão psicológico todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h (exceto segunda-feira e sexta-feira à tarde). O objetivo é promover o bem-estar individual e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades. 

A unidade viabiliza o atendimento na modalidade emergencial; privilegiando a demanda imediata do paciente. Não há, portanto, necessidade de agendamento prévio. A oferta está vinculada à disciplina de Estágio específico em Psicologia e processos de Saúde I. Os estudantes atuam sob a supervisão da professora Joelma Ana Gutiérrez Espíndula (responsável pela disciplina). 

O objetivo do aconselhamento é buscar uma adaptação psicológica mais adequada da situação em que o paciente se encontra, otimizando seus recursos pessoais em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia. O atendimento oferecido no SAP difere-se da psicoterapia em alguns aspectos específicos: caráter situacional, foco no presente e predominantemente centrado na prevenção. 

O público-alvo é composto por clientes individuais (crianças a partir de 5 anos acompanhada dos pais ou responsável, adolescentes, adultos e idosos). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h (exceto segunda-feira e sexta-feira à tarde). 

Com informações de: Universidade Federal de Roraima

Postar um comentário

0 Comentários