União pelos animais|Primeiros procedimentos de esterilização e monitoramento já começaram

Os irmãos Kailane e Paulo Cristiano levaram as gatas para castrar (Foto: Jackson Souza)


As ações do projeto União pelos Animais, lançado em fevereiro deste ano, já começaram em Boa Vista. A clínica veterinária credenciada pela prefeitura vem diariamente esterilizando e implantando microchips em gatos e cães, cadastrados no projeto. 

A dona de casa Jeane Souza dos Santos, 39, levou à clínica as duas gatinhas de seus filhos Kailane, 16, e Paulo Cristiano, 8. As gatas Mia e Rajada foram castradas e receberam também o microchip de identificação. 

“Gostei muito desse projeto, pois nos ajuda no procedimento de castração. Não temos condições financeiras suficientes para isso e os meninos amam as gatas, agora, elas estão muito bem depois da cirurgia e ainda estão identificadas com o microchip. Muito bom”, agradece Jeane. 

O médico Ailton Fernandes, veterinário da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da prefeitura, explica os benefícios da castração. “São muitos benefícios, entre eles, evitar o cio e, consequentemente, gravidez e aumento populacional. O risco pós-cirúrgico é tranquilo e vai depender muito do cuidado com o animal”. 

Todos os animais esterilizados (castrados) também recebem um microchip, para monitoramento e identificação dos donos em caso de acidente, fuga ou abandono. 

Cadastro – Podem participar do projeto pessoas de baixa renda, com até dois salários-mínimos, participantes de projetos sociais. Os interessados em cadastrar o seu animal para castrar e identificar deve se dirigir a Zoonoses com os seguintes documentos: identidade oficial com foto, comprovante de renda, de endereço e de participação em projetos sociais, além do Cartão do SUS. 

A unidade fica localizada na avenida Centenário, 469, bairro Centenário. Os cadastros serão feitos nas segundas e terças-feiras, em horário comercial. 

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

0 Comentários