PAGLIACCI | Companhia prepara primeira ópera de Boa Vista

Cartaz oficial do evento | FOTO: Divulgação

No próximo dia 16, a Companhia de Ópera de Roraima apresenta o espetáculo "Pagliacci", ópera do italiano Ruggero Leoncavallo, no Teatro Municipal de Boa Vista. Será uma grande evento, com mais de 100 artistas, entre músicos, solistas, bailarinos, entre outros. A regência será pela maestrina Lilyane Rodrigues Lopes. 

A proposta é difundir a cultura operística para a população roraimense, através de um rico material que data do fim século 19. O enredo conta a história de uma trupe de palhaços que se apresenta em uma pequena cidade italiana, ao mesmo tempo em que precisa lidar com seus próprios enredos de amor, ciúme e traição. 

A obra foi apresentada pela primeira vez no Teatro dal Verme de Milão, em 21 de maio de 1892, com a orquestra sob regência de Arturo Toscanini, sendo a ópera de seu autor que ainda é apresentada com frequência nas grandes casas de espetáculos do mundo. 

A regência do espetáculo será da maestrina Lilyane Rodrigues Lopes | FOTO: Divulgação

Os ingressos estão a venda no site Ticket Phone e na loja física no Roraima Garden Shopping no valor (Inteira) R$160,00 e (Meia) R$80,00 dependendo do setor. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 95 99164-0079 e 98116-3443. 

Leia a sinopse oficial:


Tonio dá um passo adiante e se apresenta como "O Prólogo" e diz que na peça que estão prestes a assistir, o autor que mostrar-lhes um verdadeiro pedaço de vida. A verdade foi sua inspiração. Verão o amor como o povo real ama. Verão os trágicos resultados do ódio e espasmos da dor real. Escutarão gritos de raiva real e risos cínicos. “Assim, não devem pensar em nossos pobres truques teatrais. Devem pensar em nossas almas, pois somos pessoas de carne e osso - e neste mundo solitário respiramos o mesmo ar que vocês". 

A história se passa em uma província na Itália, onde uma trupe ambulante chega à cidade para se apresentar. Os aldeões correm para a praça para receber Canio, o Pagliaccio (palhaço) que anuncia uma apresentação às 23 horas. No palco, se o velho pagliaccio encontra sua esposa com outro homem, ele censura-o e até mesmo apanha para o aplauso da multidão. Mas se na vida real Nedda o traísse, o final da história não seria feliz. Nedda, sua esposa, deseja uma vida diferente, e Silvio, seu amante, lhe suplica para abandonar sua vida infeliz e ir embora com ele na noite da apresentação da trupe. 

Pagliaccio descobre a traição de Nedda e a partir daí a comédia se mistura à realidade. Canio começa a sair de seu papel e passa para a vida real. Pagliaccio (Canio) suplica no palco para que Colombina (Nedda) revele o nome de seu amante Arlecchino (Beppe). Mas o que ele quer mesmo saber é o nome do amante de Nedda na vida real, que é Silvio, sentado no público...


Postar um comentário

0 Comentários