CAXIRI NA CUIA| Exposição fotográfica virtual traz obra de artista roraimense

A foto enaltece a cultura indígena, simbolizada aqui pelo caxiri, uma das bebidas mais apreciadas nas comunidades |FOTO: Narrila Bessa

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan/PA) abriu a exposição virtual “Habitar a água”, que retrata a cultura amazônica e que conta com uma obra da fotógrafa roraimense Narrila Bessa de Brito, intitulada “Caxiri na Cuia”.

A exposição reúne fotografias abordando a cultura presente na Amazônia em suas variadas dimensões. A foto de Narrila foi um dos 29 trabalhos selecionados pelo Iphan para compor a mostra e, segundo a artista, é o retrato de um momento muito comum em comunidades indígenas, pelo menos aqui em Roraima, onde ela teve a oportunidade de conhecer várias delas. 

A imagem traz a tuxaua de uma comunidade que bebe o último gole de caxiri daquela cuia “e o faz tal como nós mesmos fazemos, quando chegamos em nossas casas, após um longo dia de trabalho e abrimos uma boa cerveja gelada, assim eu senti o momento”, disse ela, ao jornal Folha de Boa Vista. 

O caxiri é uma bebida típica indígena, alcoólica, elaborada a partir da fermentação do insumo da mandioca. Trata-se de uma tradição marcante, sendo o retrato da cultura indígena e uma das bebidas mais apreciadas. 

Narrila é servidora da Defensoria Pública de Roraima e adotou a fotografia como hobby há um tempo, após um curso básico de fotografia à distância, e seguiu praticando. “Gosto muito de fotografar pessoas e suas expressões, mas sou igualmente amante de paisagens”, declarou. 

“Estamos tentando nos adaptar ao período delicado que estamos passando e encontramos na exposição virtual uma alternativa viável para manter a exposição que já estava agendada para este semestre”, diz a superintendente do Iphan-PA, Rebeca Ferreira. “Desta forma, também é possível alcançar um maior número de visitantes, que podem conhecer e divulgar o trabalho dos participantes, assim como o nosso rico patrimônio”, disse.

No total foram recebidas 63 submissões de 12 estados brasileiros, com mais de 200 fotos, sendo selecionadas 43 imagens, individuais e em séries, de 29 profissionais. Diante da pandemia de Covid-19, a exposição, até então planejada para ocorrer em uma galeria de Belém (PA), passou a ter caráter virtual.

Com informações do jornal Folha de Boa Vista


Postar um comentário

0 Comentários