BOAVISTA: 130 ANOS DE DESAFIOS E CONQUISTAS

Orla Taumanan: "São manhãs de luz..." |FOTO: Igorh Martins

O dia 9 de julho é uma data muito especial para quem de fato ama esta que é, sem dúvidas, a melhor capital desse "Brasilzão". E em 2020, Boa Vista, única capital localizada no Hemisfério Norte, completa seus 130 anos. Uma cidade ainda jovem, mas que já viveu muito e, com certeza, tem muito caminho para trilhar. 

A cidade é plana, arborizada e aconchegante. Faz um sol danado? Claro. Mas, faz parte. Não à toa seu traçado original vem em forma de leque. Brincadeiras à parte, hoje a capital vive uma realidade bem diferente. Se isolarmos questões como a imigração desordenada e a atual pandemia, podemos dizer que estamos bem. 

"BV" já foi eleita a 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula e a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa "Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico" (Vigitel), do Ministério da Saúde). Também a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame) e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula. 

Temos diversas praças voltadas ao esporte e ao lazer, com muitos atrativos para a família, como o projeto Selvinha Amazônica. Somos destaque em uma gastronomia rica e abundante, com espaços voltados à cozinha internacional. Isso, se voltarmos uns anos no tempo, era até bem raro. Desconsiderando esta pandemia, temos festas populares, eventos culturais diversos o ano inteiro. 

É claro, há muitos problemas a serem resolvidos. Nem toda cidade, por mais "cosmopolita" e moderna que seja, ela vai ter problemas de infraestrutura, desemprego, saúde, segurança, entre tantos outros. Mas é importante lembrar que nesses 130 anos, tivemos problemas muito grandes. E superamos. E com certeza, vamos continuar conquistando e vencendo, pois está no nosso sangue. 

Por isso, nessa data tão especial, só podemos desejar que Boa Vista cresça mais, supere as dificuldades e se consolide por muitos e muitos anos como a melhor capital em qualidade de vida, a melhor do país. Os desafios são imensos. Mas podemos ir em frente, com força e sem medo. Como diz o refrão de nosso hino: 

"São manhãs de luz 

São novas crianças 

O sol traz ao campo 

verdes esperanças 

para o povo índio, 

os negros e brancos 

que semeiam vida 

pelos verdes campos



Parabéns, Boa Vista!


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv


Postar um comentário

0 Comentários