GABRIEL ALENCAR| "Não há inspiração melhor do que a própria vida"

Para Gabriel, a pandemia tem oferecido um grande desafio ao processo criativo |FOTO: Leonardo Thomé 

Depois de algumas semanas de “hiato”, estamos de volta com esta nossa série tão especial dedicada aos artistas que estãosuperando as barreiras deixadas pela pandemia. E depois de três edições voltadas à música, é hora de direcionar nosso foco a outra vertente igualmente especial da arte: a literatura. E por isso, precisamos falar novamente sobre o grande escritor Gabriel Alencar.

Já trouxemos aqui no Portal Boa Vista um pouco sobre a história dele, porém não custa nada relembrar. Gabriel sempre foi envolvido com a arte, especialmente a música. Ele também é graduado com láurea acadêmica em Relações Internacionais, Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais e Mestre em Sociedade e Fronteira, atualmente trabalhando como servidor público.

No entanto, desde 2016 vem se desenvolvendo no campo literário, tendo participado de diversos concursos do segmento e material publicado, como na 2ª edição da Revista LiteraLivre (2017); a antologia "Máquina Consciencial" (2018); III Concurso Palavradeiros (2018): 1o lugar (conto); Menção honrosa no IV Concurso Literário Icoense (2019).E mais recentemente, participou e foi premiado pelo IV Concurso de Relato Breve "Cuéntame un cuento", organizado pelo Centro de Estudos Brasileiros (CEB), da Universidade de Salamanca (USAL).

“Esse concurso é fruto de um esforço deste centro de estudos para valorizar a Amazônia brasileira, que era o tema desta edição. Foi uma experiência singular ter sido selecionado num concurso internacional. O concurso recebia contos tanto em espanhol quanto em português. Então saber que concorri com gente da Espanha, Portugal e América Latina como um todo e mesmo assim fui selecionado, imagino que não é um feito que acontece todo dia. Foi realmente um privilégio”, conta o escritor.

O mais recente trabalho publicado por Gabriel é o livro “Personagens não-bíblicos e suas histórias” (Cultor de Livros), uma antologia contendo 22 contos que abordam o cotidiano de pessoas que teriam vivido nos tempos bíblicos, enfatizando as coisas simples do dia a dia, possibilitando ao leitor relacionar-se com as personagens e ver lutas e vitórias com as quais possa se identificar.

“Tanto eu como a editora acreditamos que o livro ainda tem um enorme potencial não explorado. Nós tínhamos um planejamento de vendas do livro para o período de um ano e atingimos esta meta em 4 meses, o que foi fantástico. Mas, mesmo assim, vemos que o livro ainda tem potencial para voar muito mais alto. Não fosse a pandemia ter alterado a situação, certeza que ele estaria bem mais longe. E, com certeza foi um marco. Se antes eu me considerava um projeto de escritor, com o livro e os comentários favoráveis que recebi, não tive escolha se não me assumir de vez como escritor (risos)”.



Processo criativo desafiador e crítica social

E durante esse período de pandemia, Gabriel tem reforçado em suas redes sociais seus textos curtos e objetivos, as chamados “micro-crônicas”, adotadas por ele há um tempo. No entanto, o distanciamento social representa um grande desafio, uma vez que sua inspiração está no contato com as pessoas, o dia a dia, as dificuldades humanas.

“A criatividade, por definição, a capacidade de criar o que é novo, precisa passar pelo que é diferente, estranho ou incomum. No meu caso, minhas histórias falam muito de pessoas, dos seus dramas. E não há inspiração melhor do que a própria vida para isso. Mas como eu vou conhecer e me deparar com pessoas diferentes quando não posso encontrá-las? No fundo, por mais antissocial que eu me considere (risos), eu preciso do contato com as pessoas para estimular minha criatividade. Sem isso (ou com pouco disso), preciso dar uma forçada para garantir que novas ideias surjam”.



E por falar em dilemas humanos, Gabriel tem enfatizado, de forma crítica, alguns dos problemas corriqueiros relacionados ao comportamento da sociedade como um todo. O escritor acredita que a arte precisa ter voz para clamar contra as mazelas da sociedade, apresentando uma força a mais na oposição ao que é injusto, desrespeitoso e desumano.   

“Na verdade, tudo tem voz. O sociólogo alemão Max Weber já argumentava no século XIX quanto à impossibilidade de uma expressão ‘neutra’, inclusive a científica. O grande argumento de Weber é que não é possível produzir nenhum tipo de conhecimento que não esteja carregado pelos pressupostos mais internos daquele que o produz. Neste sentido, não é bem um ‘dever’ da arte, mas algo que é inevitável à expressão criativa”.



O que vem por aí?

Gabriel se dispôs a continuar produzindo, ainda que a pandemia perdure. Atualmente continua a escrever e submeter textos para revistas e concursos literários. No começo deste mês de julho, dois contos seus foram selecionados e publicados pela Revista Lira, a única revista brasileira de ficção cristã da atualidade. E ainda nesta semana, terminou de revisar seu segundo livro.

“Será novamente uma antologia de contos, seguindo o mesmo padrão do primeiro, mas com contos totalmente novos e uma estrutura um pouco mais ousada. Se ele for aceito para publicação nos mesmos moldes do anterior, deverá ser lançado ano que vem”.

Depois desta próxima obra, Gabriel planeja escrever mais dois livros, sendo um deles, desta vez na forma romance. “Mas vamos ver o que Deus tem preparado. Tudo que conquistei até aqui foi por causa dEle e eu só quero trilhar o caminho que Ele escolher para mim”, finaliza.

* Para saber mais sobre o artista: 

- Instagram: @escritoraoacaso


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários