MUSEU INTEGRADO| Fechado há oito anos, prédio também poderá abrir as portas em breve

Laudo do Corpo de Bombeiros atestou que o prédio não é seguro para visitação 
|FOTO: Christiano Ximenes

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. E preservar a memória de um povo é manter viva a trajetória percorrida até a atualidade. Por isso, é de grande importância que as instituições públicas mantenham de pé seu patrimônio histórico. Já abordamos aqui sobre a possível revitalização da Casa da Cultura e agora precisamos falar sobre outro importante prédio histórico: o Museu Integrado de Roraima (MIRR)

Fundado em 1984 no governo de Arídio Martins de Magalhães e localizado no Parque Anauá, o Museu foi por muito tempo o ambiente propício ao estudo da história, ecologia e etnografia do Estado. Estima-se que o acervo compõe no total mais de 40 mil peças, reunindo conteúdos arqueológicos, botânicos, geológicos e zoológicos.

Constantemente, o MIRR recebia caravanas de estudantes do ensino básico e superior, além de pesquisadores de fora do Estado e até do país. Itens como animais preservados em formol e fósseis de plantas típicas atraiam a admiração dos visitantes. 

Porém, o espaço encontra-se fechado há oito anos. O prédio foi embargado por anos, a partir de um laudo técnico do Corpo de Bombeiros de Roraima, que atesta que o local não é seguro para visitação, uma vez que a estrutura física está totalmente comprometida. 

Vista interna do museu, após fechamento: abandono total |FOTO: Arquivo FolhaBV

Felizmente, o acervo do museu foi preservado e atualmente se encontra nas dependências do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Informação (IACTI), com acompanhamento técnico do Instituto só Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria de Cultura (Secult).

Mesmo tendo “mudado” de lugar, as atividades continuaram. Em novembro do ano passado, uma exposição guiada no Iacti recebeu mais de 400 visitantes. Outra exposição ocorreu durante a AgroShow 2019, que também teve grande adesão do público.


Porém, a boa notícia, é que já está prevista uma reforma geral no museu a partir de 2021, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Haroldo Alves, que envolve um projeto de revitalização do Parque Anauá. Por isso, só nos resta esperar mais um pouco para que os roraimenses voltem ao local e para que a história de nosso Estado seja sempre preservada. 


CONFIRA O ACERVO DO MUSEU:

Fotos: Secom/RR












O acervo do museu pode ser encontrado no prédio do IACTI


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários