Aos poucos, turismo em Roraima volta à normalidade

A Serra do Tepequém, principal ponto turístico do Estado, já está em pleno funcionamento


A pandemia de covid-19 afetou diversos setores públicos, o que também inclui o turismo. Em Roraima, com as atividades paralisadas por conta da extrema necessidade de isolamento e distanciamento social, houve um prejuízo considerável de mais de R$325 milhões no setor. Porém, a queda nos índices de novos casos da doença, aos poucos, faz com que o turismo volte à normalidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Turismo de Roraima (Detur), Bruno Muniz, a pandemia trouxe considerável queda no número de empregos formais. Pequenos e médios negócios foram prejudicados e até fechados. “Recursos que deveriam estar em circulação na economia não vieram, quebrando uma trajetória importante de crescimento da economia do turismo em nosso estado”, disse.  

De imediato, o Governo de Roraima aderiu à campanha “Não cancele, remarque!”, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur). “Essa ação objetivou o reagendamento das viagens turísticas, de modo que as empresas não perdessem as receitas e os visitantes pudessem retornar ao estado em outra ocasião, minimizando os prejuízos para ambos”.

Uma das principais medidas tomadas pelo Governo de Roraima foi a implantação do Plano de Retomada do Turismo, visando ações de fortalecimento e promoção do setor, dentro das recomendações necessárias de saúde e prevenção. A primeira etapa começou na segunda quinzena do mês de julho. A Serra do Tepequem, por exemplo, um dos principais pontos turísticos do Estado, reabriu com cerca de 30%  de sua capacidade (pousadas, acesso a cachoeiras, trilhas, etc) e agora está em pleno funcionamento.

Além disso, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) começou a disponibilizar aos operadores do trade roraimense os Protocolos de Biossegurança dos Serviços Turísticos, um estudo que reúne as principais orientações dos órgãos de saúde para as boas práticas sanitárias que devem ser utilizadas no período pós-pandemia, ou de acordo com a flexibilização das atividades no Estado.

O Detur fez diversos encontros com a comunidade e com condutores locais de turismo, a fim de apresentar os protocolos de biossegurança e a retomada da atividade turísica |FOTO: Secom-RR 

Outra ação adotada, como forma de socorrer todos os agentes envolvidos no turismo, foram as parcerias firmadas com as entidades do trade turístico (ABAV, ABIH, ABRASEL e Roraima Convention & Visitors Bureau) para capacitações continuadas, além de consultas ao Mtur quanto ao credenciamento da DesenvolveRR – agência estadual de fomentos – para acesso aos recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

“Os próximos passos vão em direção à melhoria da infraestrutura dos atrativos turísticos. O Governo do Estado já iniciou os trabalhos para a plena recuperação da RR-203 e, com isso, recuperar a estrada de acesso ao nosso maior atrativo turístico, a  Serra do Tepequém. Também Foram obtidos recursos na ordem de R$2,8 milhões para construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), portal de entrada do Tepequem e o Mirante da Cachoeira do Paiva. Os recursos foram aportados por meio de emenda do Deputado Federal Hiran Gonçalves”, explica Bruno.

O diretor do Detur também conta que a proposta do Governo é atualizar o inventário turístico de Roraima, com uma novidade: a identificação de vocações e potencialidades nos municípios que podem servir para captar novos investimentos, tanto externos quanto internos. “Assim, identificaremos as necessidades de cada região turística e promovendo, com a participação dos parceiros do turismo estadual, uma série de ações que objetivem suprir as demandas dessas regiões e municípios turísticos”, explica.

MTUR – Bruno ressalta que o Governo Federal tem se mostrado um grande parceiro do Governo do Estado e no turismo não vem sendo diferente. O Mtur vem apoiando a promoção turística de Roraima nos eventos nacionais, buscando os meios necessários para atender aos pleitos do turismo do Estado, sobretudo no financiamento de novas estruturas para o Tepequem e na promoção de capacitações que possam ampliar a qualificação do capital social.

“Claro que todos os estados hoje encontram-se em dificuldade e os desafios multiplicaram-se por 27, de forma que o MTur vem buscando conduzir a política nacional de turismo no intuito de superar a pandemia. Evidentemente que precisamos de muito mais. Todavia, hoje precisamos fazer nossa lição de casa, com a inventariação turística estadual e o plano estadual de turismo e, com base nisso, demandar condições de crescimento do turismo estadual ao ministério”.

___________________
Aprenda música e desvende todos os Segredos do Violão: https://bit.ly/2Yht6jj 

Postar um comentário

0 Comentários