Cinemas, espaços para eventos e feiras livres estão liberados, porém com restrições

Os cinemas deverão funcionar com 50% da sua capacidade total, cumprindo todos as medidas sanitárias já decretados pela prefeitura |FOTO: Kevin Frayer/Getty Images


A Prefeitura de Boa Vista editou novos decretos de flexibilização do Plano de Retomada da Economia de Forma Gradual. Serão liberados, a partir deste sábado, 12, os cinemas com 50% da capacidade e espaços de eventos e festas de pequeno porte com lotação máxima de até 200 pessoas. As feiras livres voltarão a funcionar com revezamento semanal entre os feirantes a partir do dia 19.

A alteração da 3ª etapa do plano toma como base os requisitos de saúde pública e controle da covid-19. Dessa forma, shows, eventos e festas para um público superior a 200 pessoas deverão aguardar nova regulamentação pelo município, assim que os dados referentes à pandemia se apresentarem favoráveis às medidas.

Para o retorno gradual dos eventos de pequeno porte, por exemplo, será extremamente necessário o cumprimento de todos os protocolos sanitários já estabelecidos em decretos anteriores, como o uso de máscaras, a higienização com álcool em gel e o distanciamento social nos ambientes. Os responsáveis pelos eventos deverão comunicar a Vigilância Sanitária sobre os mesmos com antecedência de 72 horas.

Além disso, será imprescindível a utilização do termômetro digital infravermelho por pessoa capacitada para aferir a temperatura dos participantes dos eventos. Os ambientes fechados deverão ser mantidos com as portas e janelas abertas e deve ser estabelecido um intervalo de no mínimo duas horas entre cada festa ou evento, para que seja feita a limpeza e higienização do lugar.

Outra medida prevista pelo decreto municipal é que nos espaços para eventos e festas seja mantido o distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas, sendo possível o uso de barreiras físicas, levando em consideração o percentual máximo de clientes definidos para cada espaço. O organizador deverá ter relação de todas as pessoas presentes nos eventos com endereço e telefone, de modo a permitir o contato pela Vigilância Epidemiológica em caso de detecção de casos positivos de covid-19.

Os espaços para eventos não podem ultrapassar o limite de 200 pessoas |FOTO: Giovani Oliveira

Quanto aos ambientes para festas infantis, não será permitido o uso de piscina de bolinhas, por se tratar de um brinquedo de difícil higienização durante as festas. Os demais brinquedos terão seu uso liberado, desde que higienizados e respeitando o distanciamento. Os chamados “brinquedões” serão também permitidos, porém com três crianças por vezes dentro deles.

Feiras livres – A partir do dia 19, as feiras livres de Boa Vista poderão funcionar. Porém, para minimizar a possibilidade de aglomeração, foi estabelecido um sistema de revezamento pelos próximos meses. Dessa forma, o feirante poderá montar sua barraca nas datas estipuladas (veja quadro abaixo).

Entre as medidas a serem tomadas nas feiras livres estão a obrigatoriedade das máscaras faciais por todos, feirantes, colaboradores e clientes, sendo proibido consumo ou degustação de alimentos ou bebidas no lugar, para evitar a possibilidade de disseminação do coronavírus nos utensílios e alimentos servidos nas bancas e barracas, além de evitar a aglomeração.

As feiras livres vão funcionar por meio de um sistema de rodízio semanal |FOTO: Semuc/PMBV 

Os feirantes deverão adotar condições de higiene em suas bancas e barracas, especialmente com a lavagem e limpeza das mãos, máquinas de cartão, balanças, utensílios e dos produtos comercializados. Não serão permitidos trabalhadores que estão nos grupos de risco, como idosos, gestantes ou acometidos de comorbidades ou doenças crônicas.
  
Rodízio estabelecido para as feiras livres de Boa Vista

FEIRA DO GARIMPEIRO

LADO ESQUERDO
(Sentido: Bairro/Centro)
LADO DIREITO
(Sentido: Centro/Bairro)
20/09
27/09
04/10
11/10
18/10
25/10
01/11
08/11

FEIRA DO PINTOLÂNDIA

LADO ESQUERDO
(sentido: Semáforo/Posto Caxirimã)
LADO DIREITO
(sentido: Semáfaro/Posto Caxirimã)
19/09
26/09
03/10
10/10
17/10
24/10
31/10
07/11

Postar um comentário

0 Comentários