O fotógrafo Miguel Chikaoka vai ministrar no evento a oficina "Brincando com a Luz" |FOTO: Paula Sampaio |
“Tramas do contemporâneo na arte da região Norte: pandemia, fraturas e subjetividades”, esse é o tema do Encontro Regional Norte da Rede Arte na Escola que esse ano será sediado na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento ocorrerá de 3 a 5 de maio de forma virtual.
“A escolha se deu pelo desejo de compreender os processos de ensino no campo das artes na região Norte e como a pandemia tem operado sobre os profissionais, artistas e pesquisadores. A partir da ideia da contemporaneidade, como um território arenoso, impreciso e inconstante, o evento colocará em discussão a região como um espaço complexo e profícuo no que diz respeito aos bens culturais e às interações com a realidade do professor de artes nas redes municipal, estadual e privada de ensino”, elucida o professor Francisco Alves, coordenador geral do Polo Arte da UFRR.
O Encontro é articulado pelo Instituto Arte na Escola. A programação gratuita inclui palestras, debates, mesas-redondas e oficinas que serão à distância, por conta da pandemia. “Ao longo dos anos o Polo Arte UFRR tem oferecido formação contínua e de qualidade para os docentes em Artes do estado de Roraima. O fato do Instituto Arte na Escola-SP convidar a Universidade para sediar o Encontro Regional representa um significativo reconhecimento da trajetória do Programa na instituição”, ressalta.
Programação
Dia 4 de maio, o fotógrafo Miguel Chikaoka ministra a oficina online Brincando com a Luz. A atividade será às 15 horas (horário de Brasília). A oficina será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto.
A programação também contará com a palestra Arte e Processos Criativos na Amazônia, às 19h30 (horário de Brasília), também dia 4. Estas atividades serão abertas ao público em geral - para participar, basta se inscrever.
Os demais eventos da agenda serão exclusivos para educadores participantes nos Polos da Rede Arte na Escola de todo o país. Todos os participantes receberão certificados.
“Um encontro dessa envergadura em meio a uma crise sem precedentes, muito mais pelos sucessivos ataques que a região vem sofrendo, ganha um caráter especialíssimo porque as trocas e reflexões devem, naturalmente, convergir para o fortalecimento da atuação coletiva”, diz Chikaoka, fotógrafo renomado da região Norte do país.
Chikaoka fundou a Associação Fotoativa e a Agência Kamara Kó. Seu processo de trabalho é pautado em abordagens que buscam tensionar experiências com a luz para além das fronteiras da fotografia. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e, em 2015, o Prêmio Marcantonio Vilaça/MinC/Funarte.
Rede Arte na Escola
A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte-educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 33 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 33 cidades e 17 estados do país. Cada Polo desenvolve uma série de ações de formação para educadores, levando em consideração as características regionais do local em que está situado.
A cada dois anos, os Polos se reúnem nos Encontros Regionais da Rede Arte na Escola, para socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no país. Os Encontros Regionais valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como esta repercute em contextos educativos.
“As trocas de experiências entre os polos da região Norte intentam pôr em cena possibilidades de construção de diálogos e parcerias que instrumentalizem o cotidiano do docente em sala de aula (mesmo a sala de aula virtual, por conta da pandemia de Covid-19)”, ressalta Francisco Alves, coordenador do Polo Arte na Escola da UFRR.
Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola - 2020/2021 que tem a apresentação da Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion; patrocínio da CSN, Maxion Wheels, Banco Bradesco, Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Usiminas e VELT Partners; copatrocínio da Jandaia, Polimix e BIC. Como idealizadores estão o Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Polo Arte na Escola da UFRR
O Polo UFRR foi implantado em 2004, fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Roraima e o Instituto Arte na Escola. Sua missão principal na região Norte é a implementação e disseminação de ações que contribuam, no âmbito do ensino das Artes, para a melhoria da educação básica através do acesso aos recursos didáticos por ele disponibilizados.
O programa de extensão Polo Arte na Escola da UFRR possui uma proposta de formação e qualificação docente para o campo das Artes. O Polo é vinculado a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), com o objetivo de: proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes de Roraima no ensino da arte e discutir perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico no Estado.
No ano de 2009, com a criação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRR, os docentes do curso passaram a integrar o Polo como uma forma de ampliar as possibilidades formativas. Atualmente, o programa é coordenado pelo professor Francisco Alves Gomes e conta com a coordenação pedagógica dos professores Anderson dos Santos Paiva, Adriana Moreno Rangel e Leila Adriana Baptaglin.
Com informações da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
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