Os pontos turísticos que fazem de Boa Vista a "moderninha" da região norte

 

Vista aérea do Complexo Ayrton Senna: Em "BV", tem programação para todos os gostos, idades e bolsos |FOTO: Richard Messias

Boa Vista fica mais linda e ‘experiente’ nesta sexta-feira, 9 de Julho, data em que completa 131 anos de existência, uma das capitais mais jovens do país. Apesar de tão nova, a cidade, que vista de cima lembra um leque (como da queridinha cidade francesa, Paris), já acumula uma série de títulos, histórias de acolhimento, descobertas, amores e, principalmente, progresso. 

Além disso, Boa Vista virou referência quando o assunto é lazer. Tem programação para todos os gostos, idades e bolsos. Para aqueles que apreciam a natureza, o que não faltam são praças arborizadas, com grama e sombra. Com destaque para a Praça do Mirandinha, no Caçari e Praça Germano Sampaio, no Pintolândia, que em todos os fins de semana recebe diversos visitantes para um piquenique, passeio com o pet ou simplesmente deitar naquela graminha macia para relaxar.

 

Praça do Mirandinha, com destaque para a Iguana da Selvinha Amazônica |FOTO: Andrezza Mariot

Há ainda aquele ‘rolê’ que combina natureza com o lado mais urbano de Boa Vista, a exemplo do Parque do Rio Branco, que une a modernidade de uma capital com a tranquilidade que só uma cidade rodeada de muito verde e água abundante pode proporcionar. A criançada tem ainda a Selvinha Amazônica, um playground moderno que inspira e contribui para o desenvolvimento dos pequenos, afinal estamos falando da capital da Primeira Infância. 

Por lá também é possível visitar, gratuitamente, o queridinho Mirante Edileusa Lóz, que tem 120 metros de altura e possui o maior observatório construído da Região Norte (a 93 metros de altura e área total de 250m²), permitindo aos visitantes uma vista espetacular de todos os ângulos da cidade.

Parque do Rio Branco, com o Mirante Edileuza Lóz como destaque |FOTO: Richard Messias


Complexo Ayrton Senna é outra marca registrada da cidade. Destaque para a Praça das Águas, com fontes interativas, que mudam de cor e se movimentam de acordo com a música; amplo espaço para caminhadas, ciclovia para os amantes do pedal e quadras poliesportivas de vôlei, futebol, tênis, dentre outras modalidades. Além de uma infinidade de quiosques para alimentação, assim como de artesanato e demais produtos.

 

Pista de Skate do Complexo Ayrton Senna |FOTO: Fernando Teixeira

Falando em comida, quem passa por aqui faz questão de conhecer o Mercado Municipal. Uma estrutura moderna que garante aos visitantes uma verdadeira experiência gastronômica, com a oferta de diversos produtos regionais, como farinhas de origem indígena, frutas da região – a exemplo do buriti, jambu, pitomba, dão, dentre outros. Por lá é possível ainda encontrar produtos de artesanato.

 

Mercado Municipal, que foi totalmente revitalizado e hoje conta com uma variedade de atrativos |FOTO: Giovani Oliveira

Apesar de jovem, Boa Vista também tem seu lado histórico. Não tem como não parar para admirar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que nos anos 1725 era apenas uma capelinha, construída por padres carmelitas, passando a ser Igreja Matriz somente em 1858. Aos arredores também é possível caminhar pela conhecida avenida Jaime Brasil, o principal complexo comercial, composto por lojas de diversos segmentos, possuindo ainda prédios antigos conservados.

 

Praça da "Matriz", no Centro Histórico de Boa Vista |FOTO: Katarine Almeida

E Boa Vista é cultural? É claro que é! O Teatro Municipal, sem dúvida alguma, é um espetáculo a parte. Considerado um dos maiores do Brasil, conta com arquitetura moderna, sistema de energia solar, com 2.880 painéis fotovoltaicos no estacionamento do prédio, além de capacidade para receber 1.100 pessoas. Por lá ainda é possível tomar aquele café delícia em uma cafeteria requintada instalada no interior do Teatro.

 

Teatro Municipal de Boa Vista, um dos maiores do Brasil |FOTO: Katarine Almeida

BOMBOU NAS REDES – E os pontos turísticos de Boa Vista receberam aquela homenagem de respeito, em um ‘trend’ que bombou no ‘reels’ do Instagram, feito pela agente de turismo e blogueira Jéssica Aguiar, natural do Maranhão, mas que desde os três anos de idade vive em “BV”. 

A publicação, que teve pouco mais de 18 mil visualizações, mostra Jéssica “caminhando” por diversos pontos turísticos da cidade, como Portal do Milênio, Igreja Matriz, Ponte dos Macuxis, Parque do Rio Branco, dentre outros. 

Jéssica afirmou que já conhece praticamente todo o Brasil e que em um dos seus momentos de pesquisa, percebeu que poucas cidades do Norte possuem praças e pontos turísticos tão bem estruturados como os de Boa Vista. 

“Eu pensei: ‘Por que não explorar a minha cidade?’. As pessoas têm muito a mania de valorizar o que é de fora, sem se dar conta das maravilhas que temos por aqui. Eu fiquei surpresa e muito feliz com a repercussão do vídeo”, disse. 

Mas o sucesso de Jéssica não parou por aí. Em um vídeo muito bem-humorado, a blogueira “bombou” nas redes com o seguinte ponto: “O que as pessoas pensam quando eu falo que moro em Roraima”. Em situações um tanto cômicas, se não absurdas, a blogueira mostra um pouco do que seria ‘Roraima’ na visão de quem é de fora. 

A produção atingiu a marca de 108 mil visualizações e repercutiu em diversos estados brasileiros, como Ceará, Bahia, São Paulo, chegando inclusive ao outro lado do mundo, no Japão. Para os interessados em conferir o trabalho da agente de turismo, basta procurar por @aguiar_jessica, no Instagram.

 

QUERIDINHA DO NORTE - A ‘novinha’ da região norte já foi eleita a 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula e a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa “Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), do Ministério da Saúde. Também a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame) e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula. 

SE LIGA! – A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) disponibiliza dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT): Um fica na Praça Velia Coutinho, na avenida Ene Garcez e o outro no Prédio da Superintendência, na Orla Taumanan, com atendimento de segunda a sexta-feira, no horário das 15h às 20h. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone: (95) 3621 3975.


 Com informações da Prefeitura de Boa Vista. Colaboração: Marcus Miranda

Postar um comentário

0 Comentários