“Palasito” é selecionado para festival de cinema em Paris

Cena de "Palasito", filmado no município de Uiramutã e lançado em dezembro passado: grande conquista para o audiovisual roraimense |FOTO: Biosphere

O filme de ficção-científica roraimense, Palasito, foi selecionado para o Paris International Short Festival, que acontece no final de maio em Paris, França. O curta tem direção de Alex Pizano, produção da Biosphere Records Audiovisual e coprodução Platô Filmes.

Desde sua estreia, em dezembro de 2021, Palasito começou a ser inscrito em diversos festivais, tanto nacionais quanto internacionais. Em alguns, o filme foi selecionado para competitivas, como foi o caso da seleção para o festival de cinema no Reino Unido em fevereiro de 2022 e agora mais recentemente o festival francês "Paris International Short Festival".

O festival francês é online e coordenado por uma equipe de cineastas franceses que avaliam os filmes em exibição fechado. O resultado final desta temporada e os nomes dos vencedores serão anunciados em 31 de maio através do Instagram e site oficial do evento. Para o diretor Alex Pizzano, este é mais um passo importante para sua carreira, bem como para o audiovisual em Roraima.

“Apenas já estar selecionado em festivais internacionais concorrendo com filmes curtas metragens do mundo inteiro, por si só, é uma grande conquista profissional, não apenas para mim, mas para o cinema roraimense que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaços de reconhecimento pelo Brasil e o mundo com novas obras de estilos e gêneros diversos”, disse.

Palasito narra os eventos em torno da descoberta de um meteorito que caiu na terra (mais especificamente, na região de Uiramutã), o que acaba desencadeando mudanças repentinas entre os personagens, indo do temor à ganância. O nome refere-se ao nome dado a um raríssimo meteorito de interior cristalizado (que na comunidade científica dependendo de seu tamanho pode chegar a um valor na casa de milhões de dólares).

Alex Pizano, diretor do curta: inspirações em H.P. Lovecraft e John Carpenter 


Sob uma estética que lembra bastante obras icônicas de John Carpernter – inclusive a trilha sonora –, o curta flerta com o sobrenatural, numa mensagem levemente sociopolítica e teve também como inspiração histórias de H.P. Lovecraft. Alex ressalta que o filme rompe paradigmas em relação ao fazer filmes de gênero sem medo. Pois, mesmo tendo um tema fantástico, todo o trabalho é feito com muito profissionalismo e dedicação ímpar”.

“O curta Palasito abraça um gênero especifico de filme chamado horror/cósmico, com um grande foco no suspense. Era importante criar uma narrativa que envolvesse o público muito com base na sua atmosfera característica, criando com isso, mesmo com pouco tempo de duração um arco com começo meio e fim e que de quebra colocasse o público se questionando sobre o desenrolar da trama e suas motivações, e de que como esse enredo pode ser uma alegoria para o comportamento humano de diversas formas”, ressalta do diretor.

Assista o teaser trailer:


__________________

Ficha Técnica

Ano: 2021

Duração: 25 minutos

Gênero: Suspense / Ficção Científica

Elenco: Loredana Kotinski, Gustavo Andrade, Orib Ziedson, Fabiana Stefnne, Leo Tarolla, Luciano Torres, Quesia Pereira.

Realização/Produção: Biosphere Records Audiovisual

Coprodução: Platô Filmes

Direção/Roteiro: Alex Pizano

Produção Executiva/Assistente de Direção: Cláudio Lavôr

Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo

Produtora de Set: Lucy Ferraz

Imagens Aéreas: Thiago Briglia

Efeitos CGI: Gideon Serique

Montagem/Edição/Finalização: Alex Pizano

Continuístas: Artur Gabriel e Lucy Ferraz

Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr

Fotografia Still: Márcio Lavôr

Make Effects: Lucy Ferraz

Maquiagem: Rosineide Lopes

Platô: Michel Nascimento

Design de Produção/Figurino: Alex Pizano e Cláudio Lavôr

Som Direto: Cláudio Lavôr

Assistentes de Som Direto: Lucy Ferraz e Michel Nascimento

Desenho de Som/Edição e Mixagem de Som: Cláudio Lavôr

Assistente de Edição e Mixagem de Som: Klaus Kirk Lavôr

 

Postar um comentário

0 Comentários