ARTE: Eterna, viva e inspiradora

Dia 12 de agosto celebra o Dia Nacional das Artes |FOTOS: Pexels

Hoje, 12 de agosto, é celebrado o Dia Nacional das Artes! Esta é uma data emblemática, mas que talvez passe desapercebida nesses dias, pois essa é uma área que ainda não recebe a devida atenção, sobretudo do poder público. Mas a arte segue firme. E seus criadores não medem esforços para expressar seus sentimentos por meio delas.

As artes clássicas, por assim dizer, são compostas por: Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Literatura, Dança e Cinema, seguindo a visual proposta pelo italiano Ricciotto Canudo, em seu “Manifesto das Sete Artes”, publicado em 1923.

Mas ainda há muita discussão sobre a expansão do conceito de arte, de forma a englobar outras vertentes, como o teatro, a fotografia e os quadrinhos (o que, particularmente, sou de acordo). Porém, o importante é dizer que, apesar de um mundo tecnocrata e comercial, ainda há espaço para as artes.

O que mais posso dizer, sobre a arte? Bom....

A arte nos inspira, nos envolve e nos faz sonhar.

Ela nos confronta, nos motiva e nos faz pensar.

Sem ela, o mundo seria triste.

Com ela, a gente vive!

 

Parabéns a todos os criadores e fazedores de arte deste nosso país!

 

Fábio Cavalcante

***

 

Com a palavra, algum dos grandes artistas de nossa terra:


“A arte tem papel essencial na minha vida. É o ar que eu respiro. Sou violinista e atriz. Não sei o que seria de mim sem poder fazer música e teatro. É meu trabalho, mas é, principalmente, meu refúgio. Viver de arte é verdadeiramente desafiador, no nosso país e no nosso estado, e deveria ser encarada com toda a seriedade por parte dos nossos governantes. Nosso maior desafio é conseguir com que a arte deixe de ser considerada um luxo, um privilégio e seja entendida como o que ela é: um direito humano, uma necessidade. Acesso amplo, total e irrestrito às Artes!” 

Augusta Pacheco, musicista e atriz

 




“A arte, historicamente sempre se mostrou importante e um elemento fundamental e decisivo em diversos aspectos da humanidade. Ela esteve presente em momentos históricos e através de seu mecanismo transformador, nos permite experiências grandiosas por meio da diversidade de seus seguimentos capazes de mudar completamente a nossa vida. Seja na música, na pintura, no cinema, no teatro ou na dança, que no meu caso, foi o seguimento que me acolheu, me proporcionando vivências inimagináveis a ponto de eu escolher ela para viver e trabalhar. A dança me possibilita a transmitir e partilhar com todo tipo de pessoas momentos extraordinários que muitos nem acreditam que possam vivenciar, ainda mais vivendo num país em que pouco se valoriza a cultura e tampouco a arte, talvez esse possa ser o maior desafio de todos nós artistas, nos manter firmes e em pé conduzindo a arte com orgulho e excelência”

Joandson Marques, bailarino e criador da JM Jazz Centro de Arte

 

“Para o artista, arte não é opção. A gente não faz o que faz porque deu na telha. A gente faz porque a gente não tem escolha. Como escritor, admito, escrevo para inspirar, para animar, para fazer sorrir. Mas isso é apenas consequência. Escrevo simplesmente porque tenho que escrever. Fazer arte é tão somente isto. Arte é o tio do barzinho que gosta de inventar canções, é a dona de casa que conta boas histórias, é o engenhoso peão que usa sua criatividade para expressar coisas simples do cotidiano. Arte não está ‘lá’. Ela está aqui! Basta olhar ao redor. No Dia Nacional das Artes, a melhor coisa talvez seja encontrar a sua arte”

Gabriel Alencar, escritor

 


“A sétima arte pra mim sempre foi uma referência máxima em termos artísticos, porque foi através especificamente do cinema que passei a ter muito mais contato com os outros áreas do campo da arte, uma vez que o cinema engloba de forma bastante completa e diversas outros segmentos, como, claro, a fotografia, os quadrinhos, os games, as artes plásticas, a música, a dança e as artes cênicas. Por isso, ela é uma arte considera nobre no ponto de vista de sempre oportunizar esses talentos. Roraima tem muitas pessoas talentosas em diversas áreas. Mas essa luta do fazer arte é constante em um estado e até país onde pouco se valoriza seus artistas”

Alex Pizano, cineasta

 

 

“É comum – porém errôneo – acreditar que a arte pode faltar nas nossas vidas. Estamos tão abraçados por ela, que não damos conta de como ela se apresenta no nosso jeito de falar, nas nossas roupas, na forma como nós colocamos no mundo.  Quadrinhos e mangás são tão essenciais na vida das pessoas! Criam estilos, sonhos e vão além do entretenimento. As séries que assistíamos e os filmes que somos fãs, boa parte foi quadrinho um dia. Foi mangá. Alguns, tão clássicos, que ainda trazem nas pessoas sentimentos nostálgicos e prazerosos mesmo após anos” 

Hipácia Caroline, mangaká

 

 

 


Postar um comentário

0 Comentários