BAMUF | Banda da UFRR busca apoio para aquisição de instrumentos musicais

 

Com mais de 30 integrantes e outros 50 na lista de espera, projeto tem o objetivo de criar vínculos entre a universidade e a comunidade 

Desde 2022, um projeto de extensão da Universidade Federal de Roraima (UFRR) proporciona a alunos, ex-alunos e a comunidade em geral acesso ao aprendizado musical em meio a repertórios diversos, que vão desde obras nacionais quanto internacionais. É a Banda de Música da UFRR (BAMUF), que conta atualmente com mais de 30 integrantes e que iniciou uma campanha de doação de instrumentos.

O objetivo do projeto é criar vínculos entre a universidade e a comunidade local. Segundo o coordenador geral da banda, Prof. Dr. Fernandinho Cruz, a BAMUF se interliga a outros projetos de pesquisa científica sobre a Cultura de Bandas em Roraima e no fomento do ensino coletivo de música em espaços alternativos.

Além disso, o projeto proporciona vivência musical prática, onde os monitores (músicos mais experientes) fazem laboratório de ensino durante os ensaio/aulas. Porém, a falta de instrumentos musicais disponíveis impacta diretamente as perspectivas do grupo. Isso porque, além do número de integrantes que já atuam na banda, há uma lista de espera de mais de 50 nomes solicitando novas inscrições, que ficam limitados de participar exatamente pela falta de instrumentos musicais.


Prof. Dr. Fernandinho Cruz: "A campanha de doação tem essa importância de nós expandirmos mais o nosso instrumental para que nós possamos ampliar a nossa proximidade com a comunidade"

“Nós temos professores, alunos mais experientes, monitores e bolsistas envolvidos que poderiam atender um número maior de alunos. Porém, fica com esse atendimento limitado em função dos instrumentos musicais. Então, a campanha tem essa importância de nós expandirmos mais o nosso instrumental para que nós possamos ampliar a nossa proximidade com a comunidade e devolver para a sociedade boa-vistense um pouco daquilo que produzimos dentro do ambiente acadêmico da UFRR”, disse o professor.

Apresentação da Bamuf, em julho passado, no Bloco de Música da UFRR

Os instrumentos pretendidos são bateria, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e bombardino (eufônio). “No momento, a demanda de maior necessidade é de um bombardino e uma Bateria, mas todos os outros instrumentos são necessários também para ampliação da oferta de vagas”, destacou Fernandinho. 


Ensaio e recepção dos novos alunos da Bamuf, no último sábado (24) |FOTO: Arquivo Pessoal/BAMUF

Quem se sensibilizar e quiser contribuir com a Bamuf, basta entrar em contato via WhatsApp - 95 9135-3346 ou ir até o prédio do Bloco de Direito e Música da UFRR durante os ensaios da banda, aos sábados, das 8h30 às 11h30.

·       Para saber mais sobre a BAMUF, siga o perfil nas redes sociais: @bamuf_ufrr.



Postar um comentário

0 Comentários