![]() |
Cena de "Matinta" (PA), de Fernando Segtowick e Adriano Barroso: objetivo do evento é proporcionar um espaço de reflexão e valorização da cultura audiovisual regional |FOTO: Marcelo Lelis |
Nesta sexta-feira (11), Boa Vista será palco da segunda edição do Cineclube do Quintal, um evento cultural que transforma o "quintal" em um espaço de celebração do cinema nortista. Com início às 19h no Estúdio Parixara, terão destaques a produção cinematográfica de Roraima e da região Norte do Brasil, explorando suas conexões com o contexto amazônico e fronteiriço. Aberto ao público, é voltado a estudantes, entusiastas do cinema, profissionais da área e a população em geral.
Ao longo da noite, serão exibidos sete curtas-metragens que vão proporcionar um espaço de reflexão e valorização da cultura audiovisual regional. Entre os filmes em destaque está "A bici de Ramón", produzido em Roraima pela Mochila Migrante e Biosphere Records, e dirigido pelo cineasta Benjamin Mast. A produção narra a história de Ramón, um entregador que percorre as ruas de Boa Vista em sua bicicleta, enquanto enfrenta os desafios da vida migrante em uma cidade fronteiriça.
Para o diretor do espaço cultural Parixara, Bebeco Pujucan, exibir obras com temas amazônicos, fronteiriços e nortistas é uma ação profundamente significativa. “O cineclube é mais uma oportunidade do norte conhecer o norte, e o cinema proporciona isso. Que a gente contemple e valorize a produção de outros estados que são vizinhos e muitas vezes estão em situações parecidas com a nossa, mas, ao mesmo tempo, tem a sua identidade única”.
![]() |
Produção de "A Bici de Ramón" (RR), do cineasta Benjamin Mastum, outro filme que será exibido no Cineclube do Quintal |FOTO: Petricor |
A curadora dos filmes e produtora Petricor também ressaltou a alegria em exibir obras que mostram a pluralidade amazônica. "Teremos filmes desde narrativas indígenas até histórias de migrantes. Essas produções ajudam a desconstruir estereótipos e a promover um entendimento mais profundo da complexidade e do dinamismo da vida na nossa região. Filmes que abordam o cotidiano, a cultura, as paisagens e os conflitos presentes no Norte são uma forma de afirmar essa identidade, que é rica e fluida. Isso também incentiva o público a se enxergar representado na tela, algo essencial para fortalecer o senso de pertencimento, autoestima e orgulho de ser nortista”, complementou.
Petricor ainda ressalta que as obras também fomentam a troca de experiências e a reflexão sobre questões como território, meio ambiente e migração. Além disso, a iniciativa "contribui para o desenvolvimento da indústria audiovisual regional, abrindo espaço para novos talentos e incentivando a produção local".
Este Projeto foi contemplado no Edital de Chamada Pública n°006/2023 (Audiovisual) da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista - FETEC, com recursos da Lei Complementar n° 195/2022 Lei Paulo Gustavo (LPG).
Confira a programação completa dos filmes que serão exibidos:
- Matinta (PA) | Direção: Fernando Segtowick e Adriano Barroso
- A Trégua da Flauta (AC) | Direção: Silvio Margarido
- Utopia (AP) | Direção: Rayane Penha
- Ritxoko (TO) | Direção: Nandyala Waritirre
- O Barco e o Rio (AM) | Direção: Bernardo Ale Abinader
- A Bici de Ramón (RR) | Direção: Benjamin Mast
- Nazaré: Do verde ao barro (RO) | Direção: Juraci Júnior
Cineclube do Quintal
Data: 11 de abril (Sexta)
Horário: às 19h
Local: Espaço Cultural Parixara (Av. Presidente Castelo Branco, 2266 - São Vicente)
Com informações do Cineclube do Quintal
0 Comentários