De marchas a clássicos do rock, Banda da UFRR se apresenta hoje no CAF

Apresentação será nesta quinta-feira (10), a partir das 18h, dividida em dois blocos com repertório diversificado



Com um repertório bastante diversificado e atrativo, a Banda de Música da Universidade Federal de Roraima (BAMUF) vai se apresentar na segunda noite da Semana Pedagógica da instituição, marcada para esta quinta-feira (10), a partir das 18h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). A apresentação vai abranger linguagem sinfônica, canções populares e até rock 'n roll.

O concerto será dividido em dois blocos. O primeiro será de uma sequência de músicas pedagógicas em linguagem sinfônica, composições e arranjos escrito especificamente para bandas em processo de formação e por arranjadores especialistas nesse campo de atuação. Já o segundo contará com músicas populares, temas circenses e de carnaval e dois clássicos do rock mundial.

“Será uma apresentação muito especial. Com esses temas diversos, seguimos uma tradição fundamental da cultura das bandas de música, abarcando tanto o repertório tradicional desse movimento quanto um repertório mais próximo do cotidiano do nosso público”, explicou o regente da BAMUF, Prof. Dr. Fernandinho Cruz.

Além disso, esta será a primeira apresentação da banda no CAF, considerado um dos maiores espaços de eventos de Roraima. Segundo Fernandinho, tocar nesse local representa uma conquista para o projeto, criado há cerca de três anos. “É também um momento de identificação para nós. A BAMUF é da UFRR e estamos todos a serviço da sociedade. Então, nosso trabalho duro também foi no sentido de ocupar, identitariamente e progressivamente, para que de fato esta seja nossa casa”.

A banda, em recente apresentação na UFRR



Projetos — E a BAMUF está com tudo em 2025. Diversos projetos de eventos são preparados, além de convites para apresentações em outros eventos, dentro e fora de Roraima - inclusive, internacionalmente.

“Já temos convites em negociação. A participação em um evento internacional está sendo mediada junto aos seus organizadores, mas que iremos divulgar em breve. Ainda há um recital com os músicos mais experientes acompanhados por piano, em fase inicial de organização, para ainda ocorrer no segundo semestre deste ano. Além disso, estamos em tratativa com dois palestrantes de outros estados que deverão realizar atividades formativas com a banda e parcerias para atividades formativas e artísticas com agentes culturais locais, também estão em conversação. Enfim, temos muitas possibilidades, porém prezamos por um processo tranquilo e com a participação decisória da banda. Então, pouco a pouco, iremos colocando em prática os projetos que se mostrarem mais viáveis”, ressaltou o professor.

Para saber mais sobre a BAMUF, basta entrar em contato via WhatsApp - 95 9135-3346 ou ir até o prédio do Bloco de Direito e Música da UFRR durante os ensaios da banda, aos sábados, das 8h30 às 11h30. Além disso, pode seguir o perfil nas redes sociais: @bamuf_ufrr.

A Semana Pedagógica — A abertura foi nesta quarta-feira (9) no CAF e se encerra hoje (10). O evento tem o foco de apresentar reflexões sobre novas metodologias e qualidade do ensino. 

No dia 9 de abril, ocorreu a palestra “Projeto Pedagógico e o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na Universidade”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Maurício Medeiros Alves.

Já nesta segunda e última noite, será a palestra “Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula”, com o professor Celso dos Santos Vasconcellos. Referência na área da educação, o professor é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, além de pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor e responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Mais informações sobre o evento, no site oficial da UFRR - ufrr.br.

Postar um comentário

0 Comentários