“SOL DE VERÃO”| Euterpe lança videoclipe e se apresenta neste sábado (12) em homenagem ao Movimento Roraimeira

A produção do videoclipe foi uma parceria entre Euterpe e a artista visual Odara Rufino 



Com uma estética que une modernismo aos grafismos da cultura indígena, a cantora Euterpe lança neste sábado (12) o clipe da música “Sol de Verão”, composição de Nêuber Uchoa (música) e Eliakin Rufino (letra) e que integra o EP “Euterpe canta Roraimeira”. Além disso, logo mais às 19h, a artista se apresenta na Feira Indígena Kuwai Kîrî, no Espaço Ajuri Cultural.

A produção do videoclipe foi uma parceria entre Euterpe e a artista visual Odara Rufino, que dirigiu, filmou e editou as imagens. Para isso, foi escolhida uma estética minimalista com sobreposição e plano-sequência, usando elementos cênicos de cestaria indígena, também em parceria com a loja Artesanato Minha Aldeia.


Segundo a artista, a inspiração visual vem das cores vibrantes do Modernismo de Tarsila do Amaral e das Vanguardas europeias do séc. XX, como o Fauvismo de Henri Matisse, que utiliza cores fortes e vibrantes em suas representações artísticas. O Movimento Cultural Roraimeira também foi uma vanguarda e buscamos uma abordagem artística que manifestasse essas referências.

“O projeto representa uma homenagem à grande contribuição do Trio Roraimeira para a música e a cultura de Roraima. Poder interpretar esse repertório que virou o nosso cancioneiro local é uma forma de contribuir para que as novas gerações conheçam essa obra, que é nossa tradição. Para mim é uma oportunidade deixar um registro com a minha voz e interpretação uma parte desse trabalho que foi pioneiro e tão importante para o fortalecimento da cultura de Roraima. A música ‘Sol de Verão’ traduz esse sentimento solar que vivemos aqui em Roraima, tendo no verão uma estação que está presente durante todo o ano. Mesmo no período de chuvas, sempre temos dias vibrantes de sol”, disse.

Além disso, a coreografia presente no videoclipe foi inspirada no estilo contemporâneo de Lannie Dale, bailarino que incorporou a dança no cotidiano de músicos e artistas como Elis Regina. “Quando assisti ao documentário dos Dzi Croquettes, grupo o qual ele fez parte, ‘mudou uma chave’ na minha movimentação corporal cênica. E, de forma livre e espontânea, incluindo também alguns elementos de dança indiana, me expressei dessa forma neste projeto”.

Esses projetos foram aprovados pela Lei Paulo Gustavo, com os editais da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) — para a gravação do EP — e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) da Prefeitura de Boa Vista — para a gravação do videoclipe.

Euterpe: "Para mim, esse trabalho é uma oportunidade deixar um registro com a minha voz e interpretação uma parte desse trabalho que foi pioneiro e tão importante para o fortalecimento da cultura de Roraima" |FOTO: Odara Rufino


O show — Também intitulado “Euterpe canta Roraimeira”, o show da artista ocorrerá durante a Feira Indígena da Ajuri Cultural, projeto que se iniciou recentemente, visando oportunizar apresentações de artistas locais, além de fomentar a economia criativa de artesanato dos povos indígenas, oferecendo ao público uma programação cultural gratuita.

“Para o show deste sábado, irei apresentar as canções gravadas no EP, além de outras obras do Trio Roraimeira. O show contará com 14 músicas do Trio. No segundo momento, irei apresentar meu repertório autoral e releituras de compositores amazônicos que já fazem do meu trabalho”, ressaltou Euterpe.



A artista — Cantora, compositora e professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Euterpe é uma das artistas mais renomadas da terra, tendo já cinco álbuns lançados: Batida brasileira (2009); Batida brasileira 2 (2015); Musa (2016); Colorindo (2020) e Pura mistura (2021).

O recente EP “Euterpe Canta Roraimeira” faz uma homenagem aos ícones do movimento que revolucionou a cultura roraimense, reunindo canções como “Sol de Verão”, “Cruviana”, “Makunaimando” e “Do Norte”.

Projetos em andamento — A cantora segue com agenda cheia e muitas ideias para compartilhar com o público. Ainda neste mês de abril ela está promovendo o show da cantora e compositora paraibana Socorro Lira, com apoio do Sesc Roraima e da Parima Rent a Car. “Socorro Lira é uma artista nacional, que tem uma obra musical muito expressiva e idealizadora do Prêmio Grão de Música, o qual já fui premiada”.

Além disso, Euterpe vai participar de um projeto com a Orquestra Jovem do Sesc Roraima. “Também estou planejando um novo álbum musical autoral e projetos coletivos com outros artistas, como a cantora Leka Denz. Aguardem!”. 

• E para saber mais, siga o perfil da artista no Instagram: @euterpecantora_


Postar um comentário

0 Comentários