YARA| Artista de Roraima lança "Aquarela Tropicana", um belo manifesto cultural pelo Brasil

Yara buscou imprimir sua personalidade enquanto artista, além de ressaltar a riqueza cultural presente no país |FOTO: 



Não há dúvidas de que o Brasil possui tudo o que há de mais belo em todo o mundo, seja envolvendo suas paisagens naturais ou, sobretudo, a sua rica expressão de arte. É sob essa perspectiva que versa a canção “Aquarela Tropicana”, da cantora e professora de música Yara. Composta por Lídia Vasconcelos e disponível na plataforma Soundcloud, a obra apresenta uma reflexão pertinente sobre toda a riqueza cultural presente em nosso país.

A ideia de gravar a canção, segundo Yara, surgiu da compositora, Lídia Vasconcelos, sua amiga e “madrinha” de sua carreira artística desde a infância (saiba mais abaixo). Inicialmente, a produção ocorreu no Studio Memory, pelas mãos do produtor Marcos França. Posteriormente, a faixa instrumental foi apresentada a Yara para inclusão da voz, o que ocorreu no Studio 4 Music.

A música reúne elementos que vão da toada (boi-bumbá) ao samba, com destaque para a cultura nortista e amazônica, especialmente na letra. A artista buscou imprimir influências que refletem a riqueza e a diversidade musical e cultural do nosso país, criando uma sonoridade leve, envolvente e tipicamente brasileira. Toda essa combinação de ritmos foi pensada justamente para valorizar, segundo Yara, essa identidade tão plural que temos.

“Muitas outras músicas que ela [Lídia] compôs vêm trazendo essa reflexão de quantas coisas belas temos no nosso país. E eu sou apaixonada pela nossa cultura e está sendo incrível trabalhar com ela essa música que é maravilhosa. Nossa cultura é riquíssima". 

Ela prossegue. "A produção foi um processo muito especial e foi construído com muito cuidado. Lídia me deu total liberdade para colocar a minha identidade na interpretação, respeitando o meu jeito de cantar e sentir a música. A gente trabalhou cada detalhe para refletir a essência da composição dela e também a minha personalidade artística. Foi um trabalho feito com muito carinho, de escuta mútua e de respeito, o que tornou ainda muito mais significativo para mim”, comentou Yara.

Por enquanto, “Aquarela Tropicana” pode ser conferida como single. Porém, Yara destacou que em breve pretende lançar o clipe da música, além de outros projetos em andamentos. “Não posso revelar muitos detalhes ainda, mas posso adiantar que vai trazer um pouquinho mais da minha identidade artística e mostrar com mais clareza como eu sou como cantora e por que eu escolhi seguir esse caminho na música. Estou construído tudo com muito cuidado para que cada trabalho reflita verdadeiramente essa minha essência”, finalizou.

"Foi um trabalho feito com muito carinho, de escuta mútua e de respeito, o que tornou ainda muito mais significativo para mim”, comentou Yara



A artista — Natural de Mucajaí, interior de Roraima, Yara é cantora, instrumentista e professora de música, com atuação nas áreas de musicalização infantil, canto, teclado e piano na Escola de Música Dueto. Sua paixão pela música foi despertada ainda na infância, com forte influência de sua avó e da vivência na Igreja Católica, onde iniciou suas primeiras experiências musicais, aos 9 anos.

Ao longo de sua trajetória, Yara teve um encontro determinante com a cantora, compositora e multi-instrumentista Lídia Vasconcelos, que se tornou sua mentora e parceira de jornada artística. Juntas, iniciaram apresentações locais, destacando-se desde 2010 em eventos como as apresentações no Aipana Plaza Hotel, além de festivais e projetos culturais.

Em 2013, Yara conquistou o primeiro lugar no Festival de Música Inédita da Igreja Santo André, firmando sua presença como jovem promessa da música roraimense. Também obteve reconhecimento ao vencer as edições II e III do Festival Caça Talentos da Escola Estadual Mário David Andreazza.

Yara, em apresentação com a banda Suddenly Band no Banda Fest 2022, da UFRR


Ainda na juventude, participou da pré-produção de um álbum de canções autorais de Lídia Vasconcelos, projeto independente e artesanal, evidenciando seu comprometimento e dedicação à música, mesmo diante das limitações de recursos. Yara também integra o Grupo Vento do Espírito (GVE), iniciativa que une música, espiritualidade e consciência ambiental, com destaque para a participação no Festival Mundial Temático, realizado em Madrid, Espanha, em 2021, onde conquistaram o primeiro lugar com a canção Consagrada ao Amor, de Lídia Vasconcelos.

Desde 2020, Yara cursa Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde tem ampliado sua formação artística e pedagógica. Durante esse período, participou de recitais e apresentações acadêmicas, incluindo performances de obras de Beethoven com o coral da UFRR no Teatro Municipal de Boa Vista. Também integrou projetos como “O Canto de Roraima”, sob coordenação da professora e cantora Euterpe, reafirmando seu compromisso com a valorização da música local e nacional.

Em 2022, participou com sua banda, Suddenly Band, do Festival Banda Fest, apresentando a canção inédita “Tudo que vamos viver”, de Lua Brasil. Em 2023, obteve o segundo lugar no Festival Família Amoris Laetitia, no Colégio Claretiano, além de se apresentar com o GVE na 38ª Semana do Migrante, organizada pela Diocese de Roraima.

  • Para saber mais sobre a carreira da artista e acompanhar seus projetos, basta seguir seu perfil no Instagram: @y4raaaa.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Laís Yara é muito talentosa desde criança, ela merece vencer

    ResponderExcluir