![]() |
Serõo três sessões para os alunos da escola: às 16h, 16h30 e 17h |FOTO: Pablo Felippe |
A poesia abolicionista de Castro Alves segue ecoando em Boa Vista com a performance Navio Negreiro, que une teatro, dança, música e projeção mapeada em um espetáculo que transforma os versos do poeta em um clamor por liberdade e justiça. A próxima apresentação acontece no dia 18 de setembro, na Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, na avenida São Joaquim, 1584, bairro Dr. Silvio Leite.
Serão três sessões para os alunos da escola: às 16h, 16h30 e 17h. A performance é uma criação coletiva de artistas de Roraima, que aproxima a arte da comunidade em espaços públicos e educativos, reafirmando a potência do teatro como ferramenta de reflexão e transformação.
“O Navio Negreiro é um espetáculo muito potente e se torna mais potente ainda quando a gente apresenta em espaços públicos. É interessante ver como a linguagem do hip-hop e até mesmo a língua espanhola que a gente inclui nesse espetáculo tem abraçado muitas pessoas, porque o Navio Negreiro é muito atual. Então, a partir do momento que a gente apresenta nesses lugares, a gente vê essa proximidade com as pessoas, jovens, adultos, crianças. Acho que não tem lugar melhor para apresentar do que nesses espaços. É levar o teatro aonde ele não chega”, destaca Aravis, uma das diretoras e atriz da performance.
Inspirada no poema clássico do século XIX, a adaptação entrelaça a força da denúncia de Castro Alves contra a escravidão com a potência da cultura Hip Hop, reafirmando a atualidade do texto e sua relevância social.
A realização é do Espaço Usina Cultura e da Cia Arteatro, com fomento da Funarte e do Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos.
Ficha Técnica
Direção coletiva: Aravis, Bgirl Pela, José Passos, Márcio Sergino e Silmara Costa
Coordenação de produção: Silmara Costa
Produção executiva: Pam Menezes Duarte
Elenco: Aravis, Bgirl Pela e José Passos
Pesquisa sonora e música: Aravis e José Passos
Preparação corporal e coreografia: Bgirl Pela
Projeção mapeada: Yrary
Design gráfico: Yrary
Concepção de elementos cenográficos e figurino: Márcio Sergino e Silmara Costa
Costureira: Graça Paula
Fotografia: Pablo Felippe
Por Gérsika Nascimento
0 Comentários