Associação Japonesa recebe prêmio de reconhecimento pelos serviços prestados em Roraima

O prêmio foi concedido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e foi entregue pela Consul-Geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.

Com pouco mais de dez anos de existência, a Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR) tem contribuído bastante com a difusão da cultura nipônica no Estado, além de apoiar diretamente as famílias japonesas que vivem na região. O reconhecimento por esse trabalho foi marcado no mês de novembro, durante a 5ª Semana de Cultura Japonesa, através da outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

A premiação foi entregue à presidente da ANIR, Elizabeth Mitie Fukuda pelas mãos da consul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, que gere os estados de Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. A ANIR também foi agraciada pela colaboração com o consulado, prestando serviços de assistência e apoio a alguns nacionais japoneses que por vezes necessitam. 

“A ANIR tem desempenhado um papel muito importante, contribuindo para elevar a presença dos japoneses e seus descendentes, os chamados nikkeis desta região, que este ano comemorou-se os 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia. À sra Elizabeth Mitie Fukuda, presidente da ANIR, o meu profundo respeito por toda a sua dedicação em conduzir esta entidade não medindo esforços, sempre atuante e solícita”, disse a consul-geral.

Para a presidente, o prêmio outorgado à ANIR representa uma conquista de todos que contribuíram, direta ou indiretamente, nos últimos 11 anos, atuando nos projetos desenvolvidos pela associação, nos eventos promovidos em prol da sociedade, entre outras ações.   

“Todas essas conquistas nos motivam cada dia mais a continuar esse trabalho. Sempre ficamos felizes em saber que os roraimenses gostam muito da cultura japonesa. E o fato dos imigrantes japoneses terem sido tão bem acolhidos aqui, comprova a forte ligação Brasil-Japão”, disse a presidente.  

A ANIR encerra 2019 com 50 alunos matriculados no curso de idiomas, 10 no curso de desenho de mangá e 70 nas artes marciais. Além disso, conta também com alunos que participam do grupo de Taiko e Odori (dança japonesa). Cerca de 300 pessoas participaram da 5ª Semana de Cultura Japonesa, que aconteceu entre os dias 19 e 26 de novembro. 


Postar um comentário

0 Comentários