Área de proteção do Exército deve atender cerca de 1.200 pacientes com coronavírus em Roraima

Estrutura foi criada para atender pacientes que não tem lugar adequado para isolamento

Uma ação conjunta envolvendo o Exército Brasileiro, o Governo do Estado de Roraima e a Prefeitura de Boa Vista, construiu em poucos dias a Área de Proteção e Cuidado da Operação Acolhida, com o objetivo de promover o isolamento de possíveis pacientes com coronavírus que não possuem residência fixa na capital e providenciar os devidos cuidados médicos. 

A unidade hospitalar foi montada em uma área localizada na Avenida Brasil (BR-174), sentido Manaus. Inicialmente, a estrutura está apta a atender 80 pessoas – brasileiros e estrangeiros, porém o número de leitos pode chegar a 1.200, assim que novos casos forem surgindo. De acordo com o coordenador da Operação Acolhida, general Manoel de Barros, o funcionamento dependerá dos protocolos sanitários definidos pelo poder público. 

“Chegando uma pessoa com sintomas suspeitos, sendo brasileiro ou estrangeiro, ele será atendido e ficará isolado, aguardando o resultado. Isso vai contribuir com o achatamento da curva. Mas, isso só vai passar acontecer quando o Governo do Estado normatizar o protocolo sanitário. O nosso planejamento é que na quinta-feira (26) tudo esteja finalizado”, disse o general. 

A estrutura foi concluída nesta terça-feira (24) e os próximos passos envolvem determinação do número de profissionais médicos que serão cedidos pelo Governo e pela prefeitura e treinamento de pessoal. A unidade já conta com três respiradores, além de 14 médicos e 10 enfermeiros. 

General Barros também explicou que nos abrigos de imigrantes venezuelanos há o monitoramento constante para identificar possíveis pacientes com coronavírus e por isso, a instalação da área de proteção e cuidado é fundamental para diminuir a incidência de transmissão em Roraima. 

“Nós ainda temos oportunidade de achatar a curva de infecção do coronavírus no país, através do isolamento social e com ações de controle. E temos a grande vantagem de termos ambientes controlados. Fazemos o monitoramento sanitário das ocupações espontâneas na cidade, bem como dos abrigos dos venezuelanos. Por isso, ações como essa vão diminuir drasticamente a possibilidade de contágio”. 

Atualmente, Roraima conta com dois casos confirmados de pessoas com coronavírus. Outros dois casos suspeitos são analisados, sendo que sete foram descartados neste fim de semana. Tanto a Prefeitura de Boa Vista quanto o Governo decretaram estado de calamidade no município e no Estado por conta da doença.












Postar um comentário

0 Comentários