SIM À VIDA| De forma voluntária, organização busca sensibilizar sociedade no combate ao suicídio

Equipe do Voluntariado de Valorização à Vida e de Combate ao Suicídio: lutando para mostrar que há valor na vida | FOTO: Divulgação/VVVCS

Roraima, infelizmente, ainda está incluso em índices desfavoráveis em várias áreas do país, especialmente na saúde. No último Boletim Epidemiológico, divulgado em 2019 pelo Ministério da Saúde, o Estado liderava as maiores taxas de mortalidade por suicídio do país. Para aumentar a sensibilização pela valorização da vida e buscar parcerias para combater esse mal, há quatro anos foi criado o Voluntariado de Valorização à Vida e de Combate ao Suicídio (VVVCS)

O projeto consiste em promover ações educativas, recreativas e lúdicas em praças, escolas e outros espaços públicos, tendo como principal público-alvo a juventude. No boletim do Ministério da Saúde, o suicídio é a segunda causa de morte em jovens de 15 a 29 anos. A proposta então é “falar a real” a eles, mostrando que a vida é importante e tem seu grande valor. 

“Somos hoje o estado brasileiro onde mais se tenta e se comete suicídio. Roraima caiu no índice de execução de políticas públicas e isto é preocupante. Precisamos nos unir para salvarmos vidas. Divididos cairemos, mas unidos faremos história”, ressalta Andryel Mendes, fundador e coordenador do Projeto. 

Porém, segundo ele, não tem sido fácil buscar apoio. Muitas portas são fechadas, sob a desconfiança de que se trata de uma medida com finalidade meramente política, o que o grupo sempre defende que não é. Há ainda aqueles que não vem o apoio financeiro ao projeto apenas como sendo um gasto desnecessário. No entanto, aqueles que se dispõem contribuem com os bons resultados alcançados. 

“Os parceiros hoje que fidelizam o patrocínio as nossas atividades são empresas compromissadas com a educação, sanidade mental, qualidade de vida e bem-estar social de nossa população. E mais que isso, entendem a triste realidade que vive o Brasil em que um cidadão tenta contra sua própria vida a cada meia-hora. Estão convencidos pela causa”, explica o coordenador. 

Entre os eventos promovidos pela organização estão: Sarau Beneficente TROCANDO UMA IDEIA: "Suicídio, se matar pra que?" (2017, 2018 e em 2019) e, mais recentemente, a I Copa Diga SIM à Vida, ocorrida no último dia 1º de marco, no Parque Germano Augusto Sampaio. Nestes últimos quatro anos, o grupo vivenciou diversas experiências que têm contribuído com o aprendizado de cada um deles. 

Dois atuais voluntários perderam o pai, que cometeu suicídio. Hoje participam das atividades ajudando outras pessoas que passaram pelo mesmo problema. Outro voluntário conseguiu impedir um suicídio e aplicou técnicas de primeiros socorros aprendidas durante uma ação do projeto, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. 

O trabalho envolve trabalhos em escolas, praças e outras instituições públicas e privadas


Metas e desafios 

Um dos desafios atuais é também fortalecer a organização, passando de “pessoa física” para jurídica, o que vai tornar mais acessível e viável o recebimento de ajuda financeira. Além disso, para fortalecer a difusão do projeto, foi criado o programa “Diga Sim à Vida” na web rádio Habbibe Gospel e veiculado nas redes sociais por transmissão ao vivo, todas às terças e quintas-feiras das 19h às 21h e aos domingos de 7h às 9h. 

“São muitas conquistas. Fazer cada evento já uma delas, mas primordialmente, ver testemunhos de superação e pessoas que aprenderam a lidar com esse fenômeno social é uma conquista ainda maior. Quebrar esse tabu de forma consciente e informativa”, finaliza o fundador e coordenador do grupo.

O grupo conta como reforço com um programa transmitido semanalmente em uma web rádio local

Para saber mais: 

Equipe VVVCS: Andryel Mendes (coordenador), Anfrísio Terminelli, Yago Rocha, Claudio Sousa, Jessé Mendes, Felipe Silva, Brayan Costa, Evaldo Silva, Mateus Rodrigues, Breno Costa, Josi Rocha, Raquel Mendes, Jannine Dayana, Luana Lima e grupo de Dança "Oz Malinos" 

Equipe Web Rádio: Andryel Mendes e Anfrísio Terminelli (apresentadores) e Yago Rocha (comentários) 

Contatos: 95 99134-5379 / 98126-8263 

Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

1 Comentários