ADERVAL NETO: Herança cultural ajudou-lhe a pavimentar seus passos na mundo das artes

O jovem músico vem de uma família bastante envolvida com o universo cultural |FOTO: Ever Rodrigues


Nesta semana vamos conhecer mais um artista de nossa terra, o jovem músico Aderval Neto, que tem mostrado um excelente trabalho na internet, com uma pegada bem moderna, mas que também já abrilhantou palcos em diversas ocasiões antes da pandemia. E isso graças à “veia artística” herdada de uma família que sempre teve na arte uma paixão extraordinária. Essa é a terceira matéria do nosso especial Arte na Pandemia.

Aderval tem 20 anos, é estudante e professor de música no Instituto Boa vista de Música (IBVM). Atualmente, cursa licenciatura em Música pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), mas foi no ambiente familiar que ele teve sua principal base de conhecimento musical, a ilustre Família Thianguá, presente há mais de 20 anos recheando os eventos folclóricos do Estado. 

“Nasci e cresci em meio a danças folclóricas, arraiais, bandas e outros. Desde pequeno já aprendia a tocar instrumentos sozinho e ao longo do tempo, fui tendo aulas e me desenvolvendo melhor. Toquei por muitos anos, desde criança, nos grupos folclóricos de minha família, como ‘Ciranda do Thianguá’ e ‘Cangaceiros do Thiaguá”, conta o músico.  

Aderval, criança, em uma das muitas apresentações do projeto cultural da Família Thianguá |FOTO: Arquivo Pessoal


Com o incentivo da família, logo cedo o jovem músico entrou no IBVM, onde foi aluno por quase dez anos. Sua dedicação e aprendizado os tornaram um dos músicos mais excelentes da escola, o que lhe rendeu em 2018 o posto de professor de violão da instituição. No mesmo ano, ingressou no curso de Música da UFRR.

Além disso, Aderval tocou em vários concertos com a Orquestra de Violões do IBVM, inclusive no Teatro Amazonas, em um grande evento que aconteceu junto à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), no ano de 2017. A parceria se repetiria pouco tempo depois em Boa Vista, no Teatro Municipal de Boa vista. A paixão pela arte musical herdada da família tem lhe pavimentado seu caminho.  

“Até hoje, praticamente, tudo o que faço é música. Não me vejo fazendo outra coisa. Tenho o objetivo de contribuir ao máximo com a cultura e com a música no Estado de Roraima e levar o nome daqui para o resto do Brasil e, se Deus quiser, para o mundo”. 



Em seu canal no Youtube, Aderval aborda de tudo um pouco. Desde canções autorais (inclusive, cantando), covers de músicas nacionais e internacionais, duetos e até dicas e tutoriais envolvendo instrumentos musicais, principalmente voltados a músicos iniciantes. E além da música, outra paixão é a tecnologia e isso tem ajudado bastante ao músico desenvolver seus trabalhos, dando elementos mais modernos às suas composições. 

“Comecei a entrar nesse universo já tem uns anos. Desde pequeno, sempre vi meu avô mexendo em caixas e mesas de som, cabos de instrumentos e etc. Então, de uns anos pra cá, fui começando a colocar vídeos na internet, fazendo covers e arranjos de música que gosto, começando primeiramente só no violão, depois passando para outros instrumentos e depois fazendo covers com vários instrumentos”. 



Por meio de seus vídeos, Aderval acredita que tem sido moldado em conhecimento, experiência, ampliando sua visão de mundo sobre a música. E, ao mesmo tempo, seu trabalho é expandido pela web, contribuindo com outros músicos, sobretudo os de Roraima.   

 “Tenho como objetivo, fazer com que os amigos músicos, principalmente de Roraima, fiquem mais atualizados e saibam utilizar o que têm a seu favor, para divulgar seus trabalhos artísticos com mais qualidade. Enfim, sou novo e meu trabalho ainda é recente, mas espero poder continuar aprendendo e compartilhando o que aprendo por muito tempo, ajudando a música a crescer mais ainda no estado”. 


Apresentação no Teatro Municipal de Boa Vista |FOTO: Fabiano Lima


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários