Teatros e cinemas poderão reabrir somente se houver redução de casos de covid-19

A 3ª etapa de reabertura, que incluiria cinemas e teatros, começaria nesta quarta-feira (19)  |FOTO: Jackson Souza/Semuc/PMBV

Desde o dia 20 de julho, a capital vem retomando suas atividades comerciais, através do Plano de Retomada Gradual da Economia, desenvolvido pela prefeitura. Duas etapas foram cumpridas e a 3ª, programada para esta quarta-feira (19) teve que ser adiada. Provavelmente marcada para a próxima semana, a nova fase vai englobar os cinemas, teatros e espaços para eventos.

O adiamento da 3ª etapa foi preciso devido ao aumento de 5% dos casos confirmados de covid-19 em Boa Vista, entre as semanas 31 (26/07 a 01/08) e 29 (12 a 18/07), passando de 1.801 para 1.891 casos, respectivamente. Porém, segundo a prefeita Teresa Surita, o município deve acompanhar esta semana e, havendo redução, será dado prosseguimento ao plano.

Para o maestro Francisco Carlos Felício, diretor-presidente do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), a reabertura do Teatro Municipal e dos espaços para eventos representam o retorno à atividade cultural em Boa Vista, algo esperado com grande ansiedade.

“Penso que, com o controle da pandemia e o cumprimento das orientações prevista para o cuidado das pessoas não se infectar, é possível começar a reabertura do nosso teatro. Creio que a sociedade está ansiosa por esse momento”, disse.

A professora de música Pâmela Cruz também vê a próxima etapa de reabertura com grande expectativa, uma vez que acredita no potencial da arte e do entretenimento nas pessoas, antes, durante e principalmente agora após a pandemia.

“Acredito que foi muito perceptível, não só para mim, mas pra todos, o quanto nós precisamos de arte, cinema, música e afins, durante essa pandemia. Aguentar uma quarentena sem isso seria surto na certa. Quantos não foram salvos pelas suas músicas preferidas, um filme, uma live da banda ou cantor preferido para não surtar? Nós precisamos muito disso. E poder curtir com outras pessoas é outra experiência necessária”.  

Máscaras são itens obrigatórios na capital

Com o início da reabertura do comércio, os boa-vistenses passaram a lidar com outra situação: o uso das máscaras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso das máscaras é umas das formas de evitar o contágio enquanto a pandemia persistir.

Porém, em Boa Vista, o uso do item não se trata de algo facultativo, mas obrigatório. E passível de multa. De acordo com Decreto 52/E de 24 de abril, que estiver em espaço público e não tiver utilizando as máscaras pode ser multado em R$ 50, valor dobrado em caso de reincidência.


Relembre as etapas do Plano de Retomada

1ª ETAPA

Início: 20 de julho
O que foi retomado: Comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos/odontológicos; Shoppings, centros comerciais e galerias; Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu), igrejas e outros templos religiosos;

2ª ETAPA

Início: 4 de agosto
O que foi retomado: Personal trainers, academias e outros; espaços públicos; bares, restaurantes e estabelecimentos com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service (suspensos até o fim da pandemia);

3ª ETAPA

Início: Sem previsão
O que deve ser retomado: Espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditórios.

___________________
Aprenda música e desvende todos os Segredos do Violão: https://bit.ly/2Yht6jj 

Postar um comentário

0 Comentários