Associação de músicos e técnicos de Roraima será criada nesta quarta-feira (9)

 

A proposta é fortalecer a categoria e promover políticas públicas voltadas à cultura no Estado |FOTO: ilustração

Como forma de apoiar, fortalecer e promover políticas públicas no setor cultural, nesta quarta-feira (9) será oficializada a Associação dos Músicos, Técnicos de Som, Iluminadores e Auxiliares de Roraima (Asimutrr). Um edital de convocação foi aberto para a eleição da diretoria e aprovação do estatuto e, para isso, a categoria tem até as 17h para comparecer à videoteca do Palácio da Cultura Nenê Maccaggi.

Objetivo da associação é representar a classe e seus associados, defender e cobrar todos os direitos necessários, promover cursos, aprimoramento e fomentar a atividade cultural no Estado, com englobando todos os artistas, sejam eles brasileiros, estrangeiros (sobretudo guianeses, venezuelanos e haitianos). Além disso, a instituição lutará ela captação de recursos para fomento de políticas e projetos sociais.  

Segundo o músico Juninho Pegada, um dos organizadores do movimento, a proposta surgiu da necessidade de uma representatividade da classe, principalmente durante a pandemia, quando a classe artística e técnica esteve impossibilitada de trabalhar devido as medidas de combate à covid-19. Após uma manifestação, a Prefeitura de Boa Vista flexibilizou o decreto de reabertura das atividades e liberou o trabalho dos artistas commúsica ao vivo em bares e restaurantes.

“Depois tivemos uma audiência na Assembleia Legislativa de Roraima e o departamento jurídico nos cobrou a representatividade para poder ajudar de forma direta a classe. Nos pediram um sindicato, mas esse já existe e está inativo. Daí nos recomendaram criar a associação”, afirmou o músico.

Atualmente, há cerca de 300 músicos, técnicos e auxiliares envolvidos com a associação e muitos deles já contavam com apoio mesmo antes da criação de fato da instituição, principalmente fazendo o cadastro dos artistas para receberem os benefícios emergenciais por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal. Juninho ressalta que para a votação, não há qualquer distinção.

A associação também envolve DJs, técnicos de som e de iluminação e seus auxiliares

“Sejam eles músicos ‘da noite’, eruditos, do segmento religioso, Djs, estrangeiros ou indígenas, além dos técnicos de som, de iluminação e seus auxiliares, serão todos beneficiados pela associação. Há um engajamento muito grande da classe artística e isso é um marco muito grande para a gente que vive na música há muito tempo”.

Votação – Para participar da eleição, basta comparecer até às 17h desta quarta-feira (9) na videoteca do Palácio da Cultura, munido apenas da cédula de identidade (RG). No ato da votação, automaticamente, o artista já se torna sócio-fundador da associação.  


___________________
Aprenda música e desvende todos os Segredos do Violão: https://bit.ly/2Yht6jj 

Postar um comentário

0 Comentários