Lives reunirão artistas de Roraima e da Bahia em diálogos sobre cultura e atividade artística

Imagem oficial com os principais participantes da série de lives

A partir desta quarta-feira (16), o Intercâmbio Artístico Pedagógico em Conexão Afetiva Norte-Nordeste vai iniciar uma série de lives semanais, onde serão discutidos diversos temas relacionados à cultura e à atividade artística e sua ênfase principalmente na infância. A transmissão será às 18h (horário local), através do Instagram.   

O trabalho é idealizado pelo artista, produtor e educador social Fabiano da Silva. A proposta é apresentar o resultado de pesquisas e diálogos que vêm ocorrendo entre os estados de Roraima e Bahia desde 2018, com intervenções artísticas entre artistas, produtores, ativistas, educadores e grupos culturais das duas cidades. 

A proposta é apresentar o resultado de pesquisas e diálogos que vêm acontecendo entre os estados de Roraima e Bahia desde 2018

As lives terão convidados ilustres, como o diretor de teatro e escritor Vinícios Piedade (SP), que já se apresentou em Boa Vista e em Salvador, e a artista performática Gênova Alvarado, que assina o seu protagonismo de resistência migratória partindo da Venezuela com trabalhos significativos em Boa Vista (veja a lista completa dos convidados abaixo). 

Na primeira transmissão, que acontecerá nesta quarta-feira (16), o tema será “Linguagens da Arte Visual e Arte-educação” e contará com a participação de Denissena, artista visual, arte-educador e Operário da Arte da cidade de Salvador (BA) e Leila Baptaglin, doutora em Educação, ativista e pesquisadora de Boa Vista. A live também contará com alunos do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e representantes de grupos artístico de Roraima e da Venezuela. 

Participantes da primeira live, nesta quarta-feira (16)

O intercâmbio – O projeto acontece desde 2018, por meio de um trabalho de pesquisa-ação sobre a observação da infância e a importância do brincar no desenvolvimento afetivo da criança, na ocupação de espaços como potenciais estimuladores de socialização. Segundo Fabiano, tudo começou de forma independente, sem qualquer patrocínio. Mesmo assim, conseguiu trazer a Boa Vista três artistas educadores de Salvador para apresentações e intervenções artísticas na cidade. 

Desde então, o intercâmbio cultural conta com uma forte construção participativa em rede afetiva com instituições publico/privadas como escolas públicas e particulares, shoppings, universidades, teatros, abrigos de refugiados, artistas independentes, educadores e, principalmente, os grupos culturais de resistência em Boa Vista. 

Entre as iniciativas culturais que fortalecem o projeto estão: Cia Meio Fio; Cia Desvaneio; Ponto de Cultura Usina Cultura/Cia Arteatro; Criart Teatral; Ponto de Cultura Casa 78; Ponto de Cultura Malokômbia; JM Jazz Studio de Dança; Banda Cruviana; Projeto Musicalizarte; Cia Quartier; Curupira Show; Coletivo Macuxi; Coletivo Venecuxi; Vulva Criativa; Instituto Boa Vista de Música (IBVM), entre outros. 

As transmissões do intercâmbio acontecerão pela plataforma do Instaram: @fabianodasilva_amais.

 

Convidados:

 

Boa Vista (RR)

Zezé Maku – Escritor, Poeta Popular e Contador de Histórias

Leila Baptaglin Doutora em Educação, Ativista e Pesquisadora: Arte Urbana e Saberes Amazônicos (UFRR)

Silmara Costa – Gestora Cultural, Artista e Coordenadora do Ponto de Cultura Usina Cultura

 

Salvador (BA)

Armindo Pinto: Idealizador do GTOBA (Teatro do Oprimido da Bahia), Educador Ativista Social

Denissena: artista visual e arte-educador

 

São Paulo (SP)

Vinícios Piedade – Ator, diretor de teatro e escritor

 

Venezuela

Genova AlvaradoArtista visual, gestora e ativista cultural



___________________

Aprenda música e desvende todos os Segredos do Violão: https://bit.ly/2Yht6jj  

Postar um comentário

0 Comentários