“O SANFONEIRO E A BAILARINA”| Espetáculo musical baseado em obra de Machado de Assis acontece hoje

Projeto foi contemplado no Edital Canta Roraima 2021 do SESC RR |FOTO: Bhreenndo Mendes
 

Unindo a música, performance de dança e elementos cênicos num contexto musical, o espetáculo “O Sanfoneiro e a Bailarina” acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, no Teatro Jaber Xaud, pela plataforma do Sesc-RR e Senac-RR, como parte da Programação do Evento do Edital Canta Roraima.

Baseado no romance “Dom Casmurro” do Escritor Machado de Assim, o show espetáculo traz o Sanfoneiro, um barão solitário, escritor de cartas durante o dia e artista durante a noite. O repertório dessa história de amor são grandes clássicos de ícones da história da música brasileira, como os eternos Noel Rosa e Chiquinha Gonzaga.

O projeto, roteiro, repertório e performance foram idealizados e dirigidos pelo produtor cultural baiano Fabiano da Silva, que mora em Boa Vista há 3 anos e que tem desenvolvido uma série de projetos culturais como forma de difundir a arte, envolvendo crianças, adolescentes, jovens e adultos. E ainda muitos outros trabalhos a serem desenvolvidos na cidade.

 

Sinopse – O Sanfoneiro é pouco sociável e tem uma história de vida desconhecida por todas as pessoas que vão ao restaurante “Forró da Paçoca” às Sextas feiras. De pouco sorriso e dedos ligeiros, o sanfoneiro solitário é surpreendido por um bilhete que diz: “O seu sorriso é muito bonito, toca pra mim que eu danço para você”.

O sanfoneiro solitário, sem perceber, esboça um sorriso tímido com os olhos e inicia a música imaginando de onde iria surgir a bailarina. Pela primeira vez, o sanfoneiro reparou o público, até que o seu olhar encontrou o dela, com “olhos de cigana oblíquos e dissimulados” como Capitu do romance de Machado de Assis.

A bailarina dança até chegar ao sanfoneiro, encosta no seu ombro, empina uma das penas e repete: “Toca pra mim que eu danço para você”, o sanfoneiro esboça outro sorriso acanhado e faz um solo instrumental autoral vindo da inspiração das cartas que escreve para as pessoas na cidade.

O encantamento da bailarina faz o sanfoneiro observar o mundo novamente com outros olhos diante da pandemia. No final, como toda festa junina, um casamento pra lá de arretado acontece entre o Sanfoneiro e a Bailarina diante de testemunhas virtuais da sociedade civil, mesmo numa desconfiança repentina do Sanfoneiro se sua futura esposa se engraçou com um dos seus músicos.

 

Elenco:

Sanfona e Voz: João David do Acordeom

Zabumba: André Ribeiro

Triângulo: Alexandre Alves

Bailarina: María Gabriela

Idealizador e Diretor Artístico: Fabiano da Silva

Contatos: (71) 99237-5578

Instagram: @fabianodasilva.amais

E-mail: amaiscomunidade@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários