Grande concerto celebra 32 anos da UFRR, nesta quinta-feira (30)

 

A Orquestra Sinfônica do IBVM será a responsável pelo espetáculo |FOTO: Cláudia Ferreira

O Concerto Comemorativo aos 32 anos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) será na próxima quinta-feira, 30 de setembro, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), com a Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). A entrada será gratuita e aberta a comunidade em geral, com limitação de 200 pessoas. A programação começará às 20h. 

Como o público será limitado, será necessário fazer inscrição. A confirmação da presença ocorrerá por meio do formulário online. Será exigida, no dia do evento, a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 com pelo menos a primeira dose. 

Conforme a diretora de Extensão da UFRR, Selmar Almeida, será obrigatório o uso de máscara no local, além disso, a equipe disponibilizará álcool e fará aferição da temperatura na entrada do CAF.

“À medida que os espaços vão reabrindo, retornamos com as atividades presencias, porém, mantendo os cuidados necessários em virtude da pandemia. Pedimos que todos colaborem com as medidas sanitárias para desfrutar desse momento festivo de forma mais segura e agradável”, frisa. 

O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli enfatiza a qualidade do IBVM, uma instituição consolidada, que há 16 anos atua em Roraima. Além de ressaltar a importância da música e da arte na formação humana. 

“A arte e a expressão musical fazem parte de nossas vidas. Contar com a apresentação da virtuosa Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música nas comemorações dos 32 anos da UFRR nos deixa muito contentes, é ter a vida pulsando dentro de nossa instituição na forma mais bela, por meio da música”, destaca o reitor. 

Orquestra – Músicos de várias cidades do Brasil e de algumas partes do mundo hoje integram a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), trazendo a experiência em suas bagagens. Hoje são 58 músicos que formam parte da Orquestra que tem como Maestro Titular Beany Cabrera. 

A Orquestra Sinfônica é formada por professores da Orquestra Infantojuvenil e alunos mais avançados. O grupo tem seu calendário de concertos no Teatro Municipal de Boa Vista com “Ciclo das Quintas”, que acontece em duas quintas feiras de cada mês, além de coordenar outros grupos do IBVM que também fazem parte do Projeto. 

Histórico – A Orquestra iniciou seus trabalhos como Grupo de Câmara, em 2005, com a finalidade de ser um incentivo para os alunos da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil e referencial para futuros músicos profissionais, além de ser um importante instrumento para formação de plateia apreciadora de música instrumental. 

A primeira apresentação dos instrumentistas do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), ainda como Grupo de Câmara, ocorreu no dia 4 de abril de 2005, recepcionando o secretário executivo do Ministério da Cultura e, desde então, passou a apresentar-se aos sábados no prédio da intendência de Boa Vista. 

Dentre outras apresentações, destaca-se o convite feito em 2006 pelos diretores do Festival de Música de Londrina para fazer apresentações nas cidades de Londrina e Maringá onde representou Boa Vista com grande virtude, sendo a mesma aplaudida de forma calorosa pela plateia. 

Maestros importantes têm tomado a frente da orquestra como convidados. O último foi o Maestro João Carlos Martins, com o Projeto “Orquestrando o Brasil” em 2019.

 

Com informações da Coordcom/UFRR

 

Postar um comentário

0 Comentários