PALASITO| Filme roraimense é selecionado para festival de cinema no Reino Unido

 

O filme foi lançado no final de 2021 e traz uma trama que eleva a qualidade do audiovisual na Amazônia |FOTO: Divulgação/Biosphere 

Essa é mais uma conquista para o audiovisual roraimense. Dirigido por Alex Pizano, o curta sci-fi Palasito (Biosphere Audiovisual, com coprodução da Platô Filmes) foi selecionado para ser exibido no Festival Internacional The Lift-Off Sessions 2022, no Reino Unido. 

Os curtas finalistas terão uma exibição especial ao vivo no Pinewood Studios no Reino Unido e outra no Raleigh Studios em Hollywood. As datas das exibições online serão anunciadas em breve no site e nas redes oficiais do evento. 

Para o diretor Alex Pizano, o sentimento é de mais uma conquista, não apenas para ele, enquanto profissional da área, como também para o cinema roraimense. Ele já teve outras produções exibidas em eventos internacionais, como foi o caso de “O Último Lamento” (2012), em Portugal.

“Obviamente, foi com grande alegria que recebemos a notícia da seleção. Afinal, começamos as inscrições de nosso filme agora em janeiro de 2022 e de cara fomos selecionados para um festival on line de cunho internacional., onde a curadoria do mesmo é formada por profissionais da área cinema.  Mais feliz e realizado, impossível”, disse o diretor.

A Lift-Off Global Network é um grupo composto por festivais de cinema, produções, distribuição e iniciativas da comunidade global da indústria cinematográfica. Segundo Pizano, ter uma produção roraimense num evento como este é algo que dignifica ainda mais o audiovisual produzido na Amazônia.  

“Apesar de todas as dificuldades, nosso cinema está começando a se fazer mais presente, mesmo que ainda de forma tímida. Uma série de novas produções de temas variados foram realizadas nos últimos anos e outras estão sendo produzidas cada vez mais de forma bastante profissional. Algumas já marcando presença em festivais e mostras nacionais e internacionais também”.

E ressalta: “Seletivas como essa mostram que temos que apostar cada vez mais no incentivo dessas produções locais. A profissionalização desse segmento depende de todos nós. A Amazônia está aqui querendo mostrar suas histórias, seja documentário ou ficção”, destacou Alex.

Sobre o filme – Palasito narra os eventos em torno da descoberta de um meteorito que caiu na terra (mais especificamente, na região de Uiramutã), o que acaba desencadeando mudanças repentinas entre os personagens, indo do temor à ganância. O nome refere-se ao nome dado a um raríssimo meteorito de interior cristalizado (que na comunidade científica dependendo de seu tamanho pode chegar a um valor na casa de milhões de dólares).

Sob uma estética que lembra bastante obras icônicas de John Carpernter – inclusive a trilha sonora –, o curta flerta com o sobrenatural, numa mensagem levemente sociopolítica e teve também como inspiração histórias de H.P. Lovecraft. A estreia oficial aconteceu no dia 16 de dezembro, no Teatro Municipal.   

Alex destaca que o ano de 2022 é um mar de possibilidades. E por isso, ele e sua equipe seguirão trabalhando para que Palasito seja destaque em outros festivais, dentro e fora do país, difundindo ainda mais o cinema roraimense e valorizando ainda mais a região amazônica.

“Como acontece com todas as novas produções quando finalizadas, nosso principal objetivo é sempre as ‘janelas de exibições’ de mostras e festivais diversos, como forma de difundir nossas obras, já que uma vez como produções independentes de baixo orçamento, nosso acesso à oportunidades nas grandes janelas de exibições é muito difícil. Então, estaremos sempre tentando oportunidades de entrar em mostras e festivais ou eventos de cinema relacionados”, finalizou.

Assista o teaser trailer:

__________________

Ficha Técnica

Ano: 2021

Duração: 25 minutos

Gênero: Suspense / Ficção Científica

Elenco: Loredana Kotinski, Gustavo Andrade, Orib Ziedson, Fabiana Stefnne, Leo Tarolla, Luciano Torres, Quesia Pereira.

Realização/Produção: Biosphere Records Audiovisual

Coprodução: Platô Filmes

Direção/Roteiro: Alex Pizano

Produção Executiva/Assistente de Direção: Cláudio Lavôr

Direção de Fotografia: Adriana Duarte Bencomo

Produtora de Set: Lucy Ferraz

Imagens Aéreas: Thiago Briglia

Efeitos CGI: Gideon Serique

Montagem/Edição/Finalização: Alex Pizano

Continuístas: Artur Gabriel e Lucy Ferraz

Trilha Sonora Original: Cláudio Lavôr

Fotografia Still: Márcio Lavôr

Make Effects: Lucy Ferraz

Maquiagem: Rosineide Lopes

Platô: Michel Nascimento

Design de Produção/Figurino: Alex Pizano e Cláudio Lavôr

Som Direto: Cláudio Lavôr

Assistentes de Som Direto: Lucy Ferraz e Michel Nascimento

Desenho de Som/Edição e Mixagem de Som: Cláudio Lavôr

Assistente de Edição e Mixagem de Som: Klaus Kirk Lavôr

 

Postar um comentário

0 Comentários