"VIVA A ARTE"| Artistas de Roraima promovem ação cultural neste domingo (27) na Orla Taumanan

A proposta do evento é chamar a atenção da sociedade para a produção dos artistas culturais locais nas mais diversas linguagens |FOTO: Divulgação/Grupo Locômbia

 

Para celebrar o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro (27 de março), o Fórum de Artes Cênicas de Roraima promove neste domingo (27) a ação cultural “Viva a Arte de Roraima”, a partir das 18h no anfiteatro da Orla Taumanan, com diversas apresentações de representantes de diversos segmentos, como dança, teatro e circo.

A proposta do evento é chamar a atenção da sociedade para a produção dos artistas culturais locais nas mais diversas linguagens artísticas. Essa tem sido uma das propostas do fórum, criado em 2015 e que desde então tem fomentado no Estado ações pontuais que fortaleçam as artes cênicas.

“Acredito que uma das grandes importâncias tanto do teatro quanto do circo tem para a sociedade é a sua multiculturalidade, porque são artes que permitem uma grande liberdade de expressão ao artista. Circo e teatro se misturam, utilizam a dança, a música e o audiovisual. Podemos utilizar até capoeira nos espetáculos. Há uma liberdade de expressão, de criação artística e corporal, são artes que permite muito”, explicou Kaline Barroso, membro do Fórum de Artes Cênicas.

A programação seguirá até às 22h, com apresentações de vários grupos cênicos como Cia Meiofiu, Casa Algazarra, Curupira Show, Criart Teatral, Angels Academia de Dança, Grupo Locombia, entre outros. O encontro também vai contar com os palhaços Xuxu, Gravatinha e Piruquinha e a Cia Léo Malabarista. As participações musicais ficarão por conta de Renato Poeske, Karisse Blos Bloss e banda GuyBrás.

Durante o evento, o dramaturgo Francisco Alves, diretor da Cia do Pé Torto, vai lançar a peça “Na mesma rua hoje e sempre até o amor acabar”. Segundo o artista, essa comemoração é extremamente importante para os grupos artísticos locais que tiveram suas produções impactadas por conta da pandemia de covid-19.

“Então esse momento de celebração é também momento de retomada das energias artísticas, por isso, a escolha de um local ao ar livre para contato com o público, que é parte essencial na construção dos nossos trabalhos, seja no teatro, na dança, na ópera ou no circo”, disse. 




Postar um comentário

0 Comentários