Bosque dos Papagaios vai celebrar Dia do Meio Ambiente com programação especial neste fim de semana

 

A expectativa é sensibilizar a população para a utilização do Bosque quanto um espaço de interação da natureza e com os animais


Em alusão ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o Bosque dos Papagaios promove uma programação especial neste fim de semana, das 14h às 18h, com apresentações musicais e outras atividades voltadas à sensibilização pela proteção da natureza.   

A programação envolve apresentação percussiva do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) com instrumentos recicláveis, além de feira de produtos orgânicos, exposição de artesanato com materiais recicláveis, participação de empresas de Resíduos Recicláveis e a entrega de mudas medicinais pelos jovens do projeto Dedo Verde. 

A expectativa é sensibilizar a população para a utilização do Bosque quanto um espaço de interação da natureza e com os animais. Além de chamar a atenção para o tema reciclagem. 

“Vamos ter a exposição de produtos fabricados a partir de resíduos recicláveis e, com isso, queremos ressaltar a importância e a economia gerada com a valorização desses resíduos e dos profissionais. É importante entender que nem tudo que se joga fora é lixo”, disse o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), Alexandre Santos. 

O Bosque – Entre 12 hectares de pura biodiversidade, é possível encontrar e apreciar espécies de flora e fauna nativas conservadas, além de 14 espécies de animais e 13 espécies de árvores nativas, entre caimbé, samaúma, araçá, copaíba, sucuba, entre outras. 

Pelas bandeiras da conscientização e preservação, o Bosque dos Papagaios desenvolve o projeto “Nas Trilha da Conservação”, visando a sensibilização sobre o meio ambiente, além de abrigar cerca de 46 animais silvestres que foram vítimas de maus tratos, objetos de tráfico ou que foram entregues voluntariamente, mas que não têm condições de sobreviverem em seu habitat. 

“Nosso intuito é que a população entenda o potencial do Bosque no sentido de preservação e proximidade com a natureza e tudo que a compõe. Nossas ações refletem essa conscientização para todos os públicos: crianças, jovens e adultos”, ressaltou Alexandre. 



O trabalho no bosque envolve resgate de animais silvestres, quando solicitado, e o procedimento de entrega voluntária. Em ambos os procedimentos, os animais passam por uma análise da equipe de tratadores e do médico veterinário, e posteriormente são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetra) do IBAMA. 

O Bosque é aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados e domingos das 14h às 18h. Está localizado na R. Moisés de Souza Cruz – Paraviana.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

0 Comentários