Serviços fazem parte do cronograma de manutenção de praças e visam garantir conforto e segurança aos visitantes, além de conservar o local que marcou gerações |FOTO: Diane Sampaio |
No coração da capital, a Praça Raimundo Soares “Marreta”, popularmente conhecida como Praça do Coreto está pronta para proporcionar novas memórias aos visitantes. O lugar, palco de inúmeras manifestações artísticas ao longo dos anos, passa por revitalização pela Prefeitura de Boa Vista.
Portas, grades e o telhado receberam reparos e o piso ganhou um colorido novo, devolvendo vida ao lugar. A restauração acontece há cerca de uma semana e faz parte do cronograma de manutenção de praças, executado continuamente pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
As intervenções são vistas de forma positiva pela permissionária do quiosque próximo do monumento, Irielly Dekmann. Logo que pensou em empreender, ela buscou um lugar onde as pessoas pudessem tomar café da manhã em contato com a natureza e escolheu a praça pelas memórias que o espaço desperta.
“Faz parte da minha infância e de muita gente e a revitalização vai dar um novo sentido para esse lugar histórico. A gente espera que com isso a praça fique mais movimentada, volte a ter eventos, mas também uma fiscalização para evitar que o lugar seja ocupado de forma inadequada”, salientou.
Mas não foi só a estrutura do Coreto que foi repaginada. Meios-fios e bancos também estão de cara nova. Somente a fonte que faz parte do cenário precisará ser restaurada em outro momento, pois está com o sistema interno bastante comprometido, segundo o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.
“Essa fonte está quebrada, pois algumas pessoas usavam para tomar banho e lavar roupas, o que danificou grande parte da estrutura. Já identificamos os serviços necessários para que ela volte a funcionar. Vamos fazer o orçamento e analisar a viabilidade”, disse.
CADA LUGAR UMA HISTÓRIA
Cuidar desses espaços é um compromisso da gestão municipal, não só por serem áreas agradáveis para moradores e turistas visitarem, mas por toda a história que eles carregam, conforme ressalta a superintendente municipal de Cultura de Boa Vista, Ariane Feitoza.
“A praça do Coreto, além de todos os conceitos sociais, representa nossa herança de tempos onde era utilizada como berço da música e outras manifestações artísticas. Ela permite a integração de todos os elementos da sociedade e esse patrimônio cultural precisa ser preservado por nós”, reforçou.
Coreto – Desde a sua inauguração em 1963, o coreto marcou gerações, tornando-se ponto de encontro, principalmente, dos amantes da música. O nome da praça homenageia uma ilustre figura que impulsionou a cultura na cidade. Raimundo Soares, o “marreta”, músico talentoso que embalou diversos carnavais na mesma praça que hoje leva seu nome.
Memorial – Na praça, há ainda um memorial em homenagem ao indígena Ovelário Tames, morto em 1988 aos 17 anos, na prisão. Inaugurado em 2006, seguindo recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), o espaço representa a reparação pela violência sofrida pelo indígena e marca o compromisso pela valorização dos direitos dos povos originários.
Memorial a indígena Ovelário Tames, morto em 1988 aos 17 anos, na prisão |FOTO: Francisco Cândido |
MANUTENÇÃO – A Prefeitura de Boa Vista investe constantemente na conservação das mais de 70 praças da cidade. Limpeza e jardinagem são realizadas diariamente e as manutenções em bancos, calçadas, lixeiras, iluminação, parques infantis, quadras, e equipamentos de ginástica ocorrem de forma programada, conforme a necessidade e respeitando condições orçamentárias.
Desde o início do ano, receberam reparos em toda a estrutura: Praça do Chefão (Caçari), Praça da Pirâmide; Praça Maria da Penha (Jóquei Clube) e Parque do Rio Branco. Atualmente, as equipes trabalham em melhorias na estrutura da Praça Cabos e Soldados (Caranã), reparo no piso do parque infantil do Ayrton Senna e devem começar, ainda esta semana, na Praça do Aparecida.
Por Suyla Natanna - Prefeitura de Boa Vista
0 Comentários