Dois projetos de Roraima conquistam “Prêmio Nacional do Turismo”

 

Evento ocorreu no último fim de semana, em Brasília (DF), visando reconhecer práticas e talentos do setor no Brasil

Mais uma vez, o turismo em Roraima torna-se reconhecido nacionalmente. Dessa vez, o Estado conquistou duas boas colocações no Prêmio Nacional do Turismo, em cerimônia ocorrida neste final de semana, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Iniciativa do Ministério do Turismo, o prêmio visa reconhecer práticas e talentos do setor no Brasil.

O Estado de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) e do Departamento do Turismo de Roraima (Detur), inscreveu dois projetos: o Programa de Turismo em Terras Indígenas, na categoria “Gestão e Governança do Turismo”, e a iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), na categoria “Promoção e Marketing Turístico”.

Para o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, é motivo de grande alegria ter o reconhecimento de uma atividade que não era objeto de interesse das políticas públicas de turismo no passado e que agora entra em uma nova fase de desenvolvimento, com o reconhecimento nacional e a busca por ampliar esse trabalho.

“Estou muito feliz muito agradecido ao nosso governador Antônio Denário pela confiança e por acreditar no trabalho, nos dando as condições para desenvolver esses projetos que nasceram dentro de situações muito adversas do estado. Em 2019, tivemos muitas dificuldades financeiras. Em 2020, enfrentamos a pandemia até o ano de 2021. E desse ano até 2022, começamos a ensaiar a nossa retomada do turismo. Felizmente, em 2023, nós somos premiados com esse reconhecimento do Ministério do Turismo”, disse.

Bruno Muniz (primeiro, da esquerda para a direita): "A perspectiva agora é desenvolver ainda mais a nossa promoção turística, capacitar e qualificar ainda mais o nosso produto turístico"


Bruno ressalta que, com esta premiação, que torna o turismo do Estado ainda com maior destaque nacional, a proposta é continuar trabalhando para o melhor desenvolvimento do setor no Estado, buscando ampliar esse trabalho e qualificar ainda mais os produtos turísticos de Roraima.

“A perspectiva agora é desenvolver ainda mais a nossa promoção turística, capacitar e qualificar ainda mais o nosso produto turístico nas nossas três regiões turísticas e oferecer segurança, qualidade, geração de renda para a população e novos postos de trabalho para os profissionais que atuam na atividade turística de norte a sul do nosso querido estado”, ressaltou.

As iniciativas premiadas

Projeto das Rotas Amazônicas Integradas (RAI) – Criada em 2021, iniciativa visa unificar as ações de divulgação dos produtos turísticos dos sete estados da Região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Conquistou o 2º lugar na categoria “Promoção e Marketing Turístico”.

Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima – Em atividade desde o ano de 2019, contempla o apoio às comunidades para a recepção de visitantes que procuram vivenciar as experiências propostas pelo etnoturismo em terras indígenas por meio da imersão no seu dia a dia. Venceu, também em 2º lugar, na categoria “Governança e Gestão do Turismo”.

Com informações da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult)

Postar um comentário

0 Comentários