Com festival “A Primeira Festa”, Neuber Uchoa celebra 65 anos e divide palco com outros artistas da terra

 

O cantor começou a carreira na música com apenas 7 anos. São quase seis décadas de história e Neuber comemora com o festival há 33 anos. Em 2024, a festa foi no bar e restaurante Aloha Lounge, bairro Caçari |FOTO: Bruna Norales

Por Ana Luiza Cardoso e Bruna Norales

A última sexta-feira (26) foi a data escolhida para marcar o início da agenda cultural em Boa Vista. Foi o aniversário do cantor e compositor roraimense Neuber Uchôa, que neste ano reuniu cerca de 20 artistas da região Norte no palco do Aloha Lounge para o Festival “A Primeira Festa”. A admiração a esta lenda da música regional também vem da população e a casa contou com mais de 400 pessoas na plateia. 

O tema da festa é inspirado na música de mesmo nome, “A Primeira Festa”, que Neuber escreveu aos 15 anos e que fala sobre a alegria de viver na região Norte, destacando a importância das festas, do batuque e da conexão com a natureza. Esses elementos marcaram presença na celebração dos seus 65 anos, deixando tudo ainda mais significativo para quem foi prestigiar. 

O jornalista Pablo Sérgio, de 58 anos, levou a filha e duas amigas para a festa. “É um momento para prestigiar a cultura roraimense e a arte da música está mais do que presente. O Neuber é referência e um dos pioneiros do movimento roraimeira, uma parte importante do movimento cultural regional. Vale muito a pena prestigiar e valorizar com quem a gente gosta”, disse. 

Neuber “vive a música” e isso foi passado de geração para geração. Afinal, os cinco filhos do cantor também são artistas. A família compartilha o sangue, o talento, e hoje, o palco. Neuber escreveu a própria história dentro da arte, que o cativou aos 3 anos de idade. Hoje, ele é considerado uma lenda nortista. 

“Quando a gente é verdadeiro, as coisas vão acontecendo de forma natural. Os meus três meninos aprenderam por curiosidade. Quando eu vi, eles já estavam tocando. Agora temos uma banda e eles já têm um repertório autoral, mas também tocam as minhas músicas”, disse o artista.

 

Dividindo o palco com outros artistas da terra

Banda Bodó Valorizado: Hugo Pereira, guitarra e vocal; Ana Gabriela, baixo e vocal; Roberto Vizotto, baterista e Peter is Shy, teclado e vocal |FOTO: Bruna Norales

 

Valorizar a cultura e enaltecer as tradições também é transmitir o legado para a nova geração. Isso exige atenção às novidades. Por isso, Neuber compartilhou o palco com outros grandes nomes da música roraimense, como João Aroma, Halysson Crystian, Euterpe, Sérgio Barros, Grupo Revela e as bandas Garden e Bodó Valorizado, além dos filhos Tauã e Líber Uchôa. 

Um dos destaques da noite foi a Bodó Valorizado, banda que vem conquistando bastante espaço local. Formada por quatro integrantes, mistura brega e carimbó, ritmo também conhecido como “carimbregueiros”. E pela primeira vez, marcaram presença no aniversário de Neuber. 

“É incrível fazer parte disso. Temos muito orgulho de sermos artistas nortistas e é um momento único para mostrarmos quem somos e por qual motivo estamos aqui. A Bodó já passou por muitas transformações e é legal entrar nessa história”, declarou o tecladista e vocalista Pedro Martins, mais conhecido pelo nome artístico ‘Peter is Shy’. 

Neuber e Banda Garden |FOTO: Bruna Norales


A banda Garden, que já contabiliza 28 anos de história, também fez questão de compartilhar uma história com Neuber. “Na época em que ele estava morando fora, as pessoas sentiam muitas saudades do movimento Roraimeira e nós regravamos a música Cruviana, para suprir a carência que o Estado sentia da música”, comentou Rodrigo Baraúna. 

Confira mais imagens da festa:

Euterpe e Banda |FOTO: Bruna Norales

Líber Uchoa |FOTO: Bruna Norales

Jornalista Pablo Sérgio e família |FOTO: Bruna Norales

Sérgio Barros e banda |FOTO: Bruna Norales




Postar um comentário

0 Comentários