"CHAMA AS MANAS" | Coletivo promove 1º encontro de Hip Hop voltado às mulheres

Evento contará com espaços para confraternização, oficinas, palestras e bate-papos com profissionais mulheres dos 4 elementos do Hip Hop |FOTO: Petricor


Como forma de fortalecer a cultura hip hop em Roraima, com toda a atitude e garra feminina, nesse domingo (23) tem o “Chama as Manas”, 1º encontro do segmento criado por e voltado especialmente às mulheres. Promovido pelo coletivo Ritmizando - Danças Urbanas, o evento será a partir das 9h, na sala Multiuso do Teatro Municipal de Boa Vista, com entrada franca. 

Elaborado desde o ano passado, o evento contará com espaços para confraternização, oficinas, palestras e bate-papos com profissionais mulheres dos 4 elementos do Hip Hop (MCs, DJs, B-girls e Graffiteiras). Para a diretora do coletivo, Dorsyrene Sanchez, conhecida como Bgirl Pêla, esta será uma oportunidade para maior integração entre as artistas do segmento.   

“Em geral, sempre vemos poucas mulheres na cena. Quando falamos no contexto de mulheres cisgênero na capital já é difícil, a maioria não tem uma rede de apoio para dar continuidade e ao chegar a maternidade os desafios aumentam. Por outra parte, é ainda mais complicado para mulheres transgênero, com alguma deficiência ou que vêm de outros municípios”, explicou.

Evento buscará uma aproximação maior das mulheres do segmento em Roraima |FOTO:Valmik Mota 


Toda a programação contará com tradução presencial em Libras e todas as áreas do teatro terão acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Pêla ressalta que o simples fato de ser um ponto de encontro já é uma conquista para o movimento e com isso, espera incentivar as "manas" a se unirem mais vezes, pois “juntas somos mais fortes. Sozinhas é cada uma por si”.

“Além disso, estamos contribuindo para uma cena mais inclusiva ao realizar o encontro em um espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, ao oferecer toda a programação acessível em Libras e, é claro, ao ser gratuito. Já o enfoque formativo da proposta favorece o aumento na quantidade de mulheres na cena roraimense. E também, ao colocar elas na frente para produzir, mediar, palestrar e ministrar as oficinas, estamos demonstrando que as mulheres são tão capacitadas quanto os homens para ocupar esses espaços, possibilitando que sejam vistas como profissionais, contratadas pelos seus serviços e encontrem no Hip Hop uma fonte de renda e, quem sabe, viver dessa arte”.

Apoio – O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, além das parcerias com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) e apoio cultural de Movimento Urbanus, DJ Richard, Dental Alencar, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Vumbora Produções e Casa Catitu. Mais informações: @ritmizando_rr

CHAMA AS MANAS

Data: 23/06/2024

Horário: das 9h às 17h30

Local: Sala Multiuso do Teatro Municipal de Boa Vista (entrada pela Av. Pres. Castelo Branco - São Vicente )

Público: Mulheres (a partir dos 12 anos)

Acessibilidade: Toda a programação acessível em Libras, todas as áreas do Teatro com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ingressos gratuitos para democratizar o acesso.

Entrada franca 

 

Programação

 

9h – Abertura

9h30 – Breaking com Bgirl Pêla

Descrição: Introdução à dança Breaking com Dorsyrene Sanchez, conhecida como Bgirl Pêla, que tem 13 anos de experiência e é a única dançarina de breaking com trajetória internacional em Roraima.

 

10h30 – Graffiti com Mia Montreal

Descrição: Introdução ao Graffiti com Caroline Monteiro, conhecida como Mia Montreal, amazonense com 19 anos de experiência.

 

12h30 – Intervalo para almoço

 

13h30 – DJing com DJ Pãmmy

Descrição: Introdução ao DJing e técnicas para MCing e Breaking com Pamela da Silva, conhecida como DJ Pãmmy, com 8 anos de experiência e nomeada DJ da região norte em 2021 pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

 

15h30 – MCing com Lary Go & Strela

Descrição: Introdução ao MCing com dupla de irmãs conhecidas como Lary Go & Strela, com 10 anos de experiência são as primeiras mulheres do Amazonas a lançarem um disco de Rap.

 

17h30  Encerramento



Postar um comentário

0 Comentários