![]() |
O profissional é o único representante do Norte na 4ª edição do Prêmio CONFAP – Professor Ennio Candotti |FOTO: Jesus Cova |
O jornalista e escritor roraimense Aldenor Pimentel é único finalista da Região Norte na etapa nacional do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª Edição). Ele foi indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (FAPERR). A cerimônia de premiação será no próximo dia 3, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), ocasião do 68º Fórum Nacional CONFAP.
Aldenor foi o primeiro colocado no I Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024, na categoria Profissional de Comunicação, promovido pela Faperr, e entre, os indicados de Roraima pela fundação, foi o único finalista da etapa nacional, organizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Esta é a primeira vez que o prêmio conta com um representante de Roraima como finalista.
Como jornalista da Universidade Federal de Roraima, Aldenor Pimentel atuou na produção de reportagens, documentários e programas de rádio e TV de divulgação científica, com destaque para o programa TVE no Campus e o documentário “Índios na cidade, vidas em travessia”, sobre indígenas na área urbana de Boa Vista, produção da TV Universitária veiculada em rede nacional pela TV Brasil em 2014.
De forma independente, no blog ArteLeituras (arteleituras.blogspot.com), Pimentel divulga há dez anos informações sobre arte e cultura de Roraima, com destaque para o levantamento “Obras Literárias de Roraima (desde 1976)”, que identificou mais de 350 livros literários de autores roraimenses publicados da década de 1970 em diante.
A quem desejar apoiar o profissional em sua ida a São Paulo para participar da cerimônia, pode contribuir com qualquer quantia por meio da Chave PIX: aldenor_pimentel@yahoo.com.br.
A premiação — O Prêmio CONFAP reconhece a atuação de três profissionais de comunicação brasileiros que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. Será concedido ainda a 15 pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no País.
Vale destacar que a premiação conta com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
0 Comentários