![]() |
Espetáculo pode ser conferido neste sábado (5), no Teatro Jaber Xaud |FOTO: Divulgação/Soar |
Drama épico que envolve amor, fatalidade e destino, a ópera Dido & Eneas será apresentada neste sábado (5), às 21h, no Teatro Jaber Xaud - Sesc Mecejana. Iniciativa da Soar - Produções Musicais, o espetáculo conta com mais de 50 artistas envolvidos, entre solistas, coralistas, instrumentistas do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), bailarinos e equipe técnica de apoio.
Composta por Henry Purcell com libreto de Nahum Tate, Dido & Eneas conta a história da rainha de Cartago Dido, que enfrenta um luto persistente após a morte de seu esposo, e entra em um misto de desesperança e solidão até a chegada do herói troiano Eneas, que ser apaixona pela rainha e busca oferecer-lhe a esperança que urge através do amor. Por outro lado, há uma expectativa, proveniente das vilãs - a feiticeira Sorceress e as duas bruxas, de ver a derrocada de Cartago e a queda da rainha Dido, construindo um plano para pôr fim à sua existência.
A ópera conta com uma sequência de árias, coros e recitativos que alternam lirismo pungente e intensidade dramática. Segundo a diretora artística Violeta Castro, o projeto nasceu a partir da necessidade de fomentar a cultura da ópera em Boa Vista. O repertório foi escolhido visando a construção da história, que gira em torno de um cenário lúdico e caricato: uma tragédia grega.
“É uma obra que transmite algumas mensagens muito importantes sobre a relação do amor com a tragédia, o destino, a obediência e dever. Porque a personagem principal, Dido, traz consigo todo um sofrimento acerca do abandono e perda. E ao final da ópera, a gente fica com essa impressão do impacto que existe em um coração partido. Acredito que a personagem consegue expressar muito bem como que é a perda e a vulnerabilidade do ser humano frente às escolhas do amor, do dever, da obediência, deixando para o público uma grande reflexão”, disse a artista.
O espetáculo de Roraima conta com cerca de 1h30 de duração, dividido em dois atos. O projeto vem sendo executado desde janeiro, com elenco composto exclusivamente por artistas locais, com regência do maestro Beany Cabrera, direção vocal de Nathália Lago e Alexandra Macedo.
Democratização da arte
Nathalia Lago será a Rainha Dido, protagonista da ópera: elenco é composto majoritariamente por artistas de Roraima |FOTO: Divulgação/Soar
Na sexta-feira (4), ocorre uma sessão gratuita, cuja entrada será um quilo de alimento não perecível, porém os ingressos se esgotaram no primeiro de lançamento. Isso porque o projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.
Segundo Violeta, o espetáculo foi pensando para que mais pessoas tenham acesso às produções artísticas, como a ópera, linguagem pouco difundida e considerada por muitos como “elitizada”. Então, proporcionar às pessoas o acesso à música de concerto, são criadas pontes entre diversas realidades.
Além disso, Dido & Eneas é composta por pessoas majoritariamente nascidas em Boa Vista ou que vieram de outros lugares para construir suas vidas aqui.
“São pessoas que se formaram aqui, que cresceram musicalmente aqui nessa cidade. Isso estimula muito para que o público que está assistindo veja a arte, consuma a cultura e fortalece em si a própria identidade cultural roraimense. Queremos que essa ópera sirva como inspiração para que tantos outros artistas, estudantes de música, as pessoas que gostam de arte e cultura possam se envolver cada vez mais esse tipo de evento e que essa promoção possa, de alguma forma, atingir o poder público, para que este se sensibilize às nossas causas”, ressaltou.
Para prestigiar o espetáculo na sessão de sábado (5), os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Para saber mais sobre a ópera e outras produções da Soar, siga o perfil no Instagram: @soarroraima.
_____________
DIDO & ENEAS
Data: 05/07/2025
Horário: 21h
Local: Teatro Jaber Xaud — Rua Jarana, 212, bairro Mecejana
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/opera-dido-e-eneas-05-07/3016512
Ficha técnica
Diretora-geral/cênica: Violeta Castro Direção Musical: Beany Cabrera Direção Vocal/Preparação dos solistas: Nathalia Lago Preparação do Coro: Alexandra Macedo
Elenco
Rainha Dido: Nathália Lago (soprano)
Eneas: Itallo Raphael (barítono)
Belinda: Hemily Marques (soprano)
Segunda dama: Missara (soprano)
Feiticeira: Alexandra Macedo (mezzo)
Bruxa 1: Maria Paula (soprano)
Bruxa 2: Victoria Luna (soprano)
Espírito: Euterpe (contralto)
Marinheiro: Bruno Silva (tenor)
Base instrumental
Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM)
0 Comentários