![]() |
Chef Felipe Bronze, Musical "Rita Lee", com Mel Lisboa; Ballet Cristina Rocha e Cia Criart Teatral |FOTOS: Divulgação |
Nesta segunda-feira (4) foram anunciadas pelo prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, as primeiras atrações que vão compor a edição 2025 do Festival Mormaço Cultural, mais especificamente da etapa do evento no Teatro Municipal. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 12 e 21 de setembro.
As atrações nacionais no teatro este ano são: o chef de cozinha Felipe Bronze, que apresentará a aula-show a empreendedores locais do setor da gastronomia e o espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, que aborda um pouco sobre a rainha do rock brasileiro, estrelado pela atriz Mel Lisboa e dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois.
Já as “pratas da casa” da dramaturgia e artes cênicas serão representadas pelo Ballet Cristina Rocha e pela Cia Criart Teatral, ambas com espetáculos inéditos para apresentar ao público. Para o prefeito Arthur Henrique, estes foram apenas alguns nomes anunciados, uma vez que todo o evento contará com 12 atrações nacionais e 30 artistas da terra.
“O
Mormaço Cultural é marcado por ser um festival multicultural, que contempla as
diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança e gastronomia. Desde
a sua primeira edição, tem se consolidado como um dos principais e maiores
eventos que reúnem arte, diversidade cultural, diversão e entretenimento,
reunidos em dois dos principais cartões-postais de Boa Vista, o Parque do Rio
Branco e o Teatro Municipal”, disse.
Arthur ressalta: “Fiquem ligados, que ao decorrer da semana, iremos divulgar outros nomes de artistas que abrilhantarão nossa cidade com sua arte, pois teremos uma extensa programação em dez dias de festa. Aguardem! Tem muito mais de ‘Mormaço’ para anunciar”.
Confira
um pouco sobre as atrações:
Felipe Bronze
![]() |
Famoso chef apresentará uma aula-show com empreendedores do ramo gastronômico de Roraima |FOTO: Arquivo Pessoal |
Formado
em Artes Culinárias pelo Culinary Institute of America, é
chef-proprietário dos restaurantes Oro (Rio de Janeiro), Pipo e Taraz (São
Paulo), em parceria com o hotel Rosewood. Foi premiado cinco vezes como “Chef
do Ano” pela revista “Veja Rio” e três vezes pelo jornal “O Globo”. Só o Oro,
seu restaurante mais gastronômico, foi eleito “Melhor Restaurante” da cidade,
tendo recebido sua primeira estrela no Guia Michelin em 2013.
Além
disso, Felipe também é apresentador de TV. Começou em 2015, com o programa “Tá
na Época” do canal pago GNT/Grupo Globo e participou do quadro “O Mago da
Cozinha”, no Fantástico (Rede Globo), em 2010. Atualmente, apresenta o “Que
Seja Doce” e o “The Taste Brasil”, ambos no Canal GNT. O chef também é
embaixador das marcas AMBEV/Stella Artois, BRF/Sadia e Marques de Casa Concha.
Rita Lee: Uma Autobiografia Musical
![]() |
Mel Lisboa vive a roqueira-mor do Brasil: mais de 60 mil pessoas já viram o espetáculo em todo o Brasil |FOTO: Divulgação |
Estrelado por Mel Lisboa e dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois, o espetáculo narra um pouco sobre a sólida carreira de quase 60 anos da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista dos direitos humanos e dos animais.
Dez anos após a estreia do sucesso “Rita Lee Mora ao Lado”, a atriz Mel Lisboa volta a interpretar a roqueira-mor em um musical, desta vez inspirado na autobiografia da cantora. Visto por mais de 60 mil pessoas, o musical já rendeu a Mel o Prêmio Shell de “Melhor Atriz”, além de indicações aos prêmios DID e APCA. O roteiro e pesquisa é de Guilherme Samora e a direção musical é de Marco França e Marcio Guimarães.
Ballet Cristina Rocha
![]() |
Com pouco mais de 30 anos, escola já formou mais de 8 mil bailarinos |FOTO: Divulgação/Ballet Cristina Rocha |
Fundada em julho de 1993, a Escola de Dança Cristina Rocha já formou mais de 8 mil bailarinos, de todas as idades e exerce na sociedade, um papel de agente transformador, tornando-se assim uma referência com as apresentações anuais ofertadas por meio de grandes clássicos.
Recebeu diversos prêmios na área, como: 1º
lugar – Destaque Juvenil no Festival Internacional de Dança da Amazônia (2000);
Prêmio de incentivo a Dança do Conselho Nacional de Dança (2002); Menção
Honrosa do Conselho Internacional de Dança, Filiado a UNESCO / França (2003);
1º Lugar no Concurso de Duos do Conselho Nacional de Dança (2011). Em 2024,
venceu o Festival Internacional da Dança em Belém (PA), sendo 1° lugar Grupo e
Solo em Ballet Clássico e também 1° lugar Grupo e Solo em Neo-clássico.
Criart Teatral
Companhia já tem diversos espetáculos apresentados Brasil afora, com diversos prêmios conquistados |FOTO: Divulgação |
Grupo de Teatro fundado em agosto de 2001, pela atriz, diretora e pedagoga Kaline Barroso. Depois de participar do projeto de dramaturgia “Leituras em Cena” do Sesc - o primeiro trabalho, o Criart estreou com um texto infantojuvenil de Dário Uzan Filho intitulado “Tietê, mas o riacho do rabo em pé”.
Desde sua fundação o grupo tem feito esquetes teatrais para empresas, comerciais para televisão, espetáculos infantis e adultos com recorde de público e de crítica. A companhia ganhou o Prêmio Notoriedade Cultural 2003 na categoria artes cênicas; o Prêmio Destaque Cultural 2004 com teatro infantil e; Prêmio Destaque Cultural 2004 pelo espetáculo “Os Monólogos da Vagina”.
O grupo também foi indicado a melhor figurino, direção e ator com o espetáculo “A Formiga Fofoqueira” no Festival de Teatro da Amazônia de 2005, onde conquistou o troféu de melhor ator para Matheus Ferreira. Em 2009, Karen Barroso recebeu o prêmio de melhor atriz no mesmo festival com o espetáculo “João e Maria”.
Em 2023, o grupo conquistou dois prêmios no Festival de Teatro da Amazônia pelo espetáculo "Cordel do Amor Sem Fim", sendo de "Melhor Atriz" para Luiza Danielle e "Melhor Sonoplastia e Trilha Sonora", para Anne Louise Sanfoneira e Silvandro Barros.
O Criart circulou por diferentes estados com o Prêmio Myrian Muniz em 2012. Em 2015, o espetáculo "A Santa Casa" foi destaque no Norte e Nordeste circulando cidades no primeiro Amazônia das Artes. A Companhia tem uma trupe de palhaços com os espetáculos: “Tiquim” e “Cadê Todo Mundo”. Atualmente, conta com 14 integrantes e diversos espetáculos apresentados em Roraima e em outros estados do país.
0 Comentários