SESC AMAZÔNIA DAS ARTES| Programação gratuita marca 15 anos do projeto

A iniciativa promove o intercâmbio cultural entre artistas e comunidades, fortalece a diversidade de linguagens artísticas e amplia o acesso democrático à cultura


O Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR) promove, de 7 a 12 de agosto, a 15ª edição do projeto Sesc Amazônia das Artes, iniciativa que celebra uma trajetória marcada pelo incentivo à criação e à circulação artística nos estados que compõe a Amazônia Legal. Com entrada gratuita e classificação livre, a programação ocorrerá no Teatro Jaber Xaud, Cinema Abrahim Jorge Fraxe e na Galeria Franco Melchiorri, no Sesc Mecejana. 

O Sesc Amazônia das Artes reafirma o compromisso do Sesc com a valorização da cultura regional, o estímulo à criação artística e a formação de públicos diversos. Mais do que uma mostra, o projeto é uma celebração da identidade amazônica e da força criativa que pulsa em cada território da região amazônica.

O evento é promovido pelos departamentos regionais dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), ainda tendo o Piauí como convidado pela sua identificação cultural e geográfica com essa região. A iniciativa promove o intercâmbio cultural entre artistas e comunidades, fortalece a diversidade de linguagens artísticas e amplia o acesso democrático à cultura.    

A edição comemorativa de 15 anos traz uma programação robusta que contempla espetáculos de teatro, dança, literatura, música, circo, cinema e artes visuais, fortalecendo o papel do Sesc como agente de difusão da cultura amazônica. 


Exposição “Imaginando a Encantaria”    

Assinada por Waldeir Brito (MA), a exposição nasceu da pesquisa de campo do artista durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, e originou também a revista homônima lançada em 2023



Entre as atrações, destaca-se a exposição “Imaginando a Encantaria”, do artista visual Waldeir Brito (MA), que propõe uma imersão poética no imaginário dos encantados maranhenses. São figuras míticas das tradições religiosas afro-indígenas, como o Tambor de Mina, Terecô e Cura (pajelança).    

Por meio de ilustrações simbólicas, o público é conduzido por um Andarilho, personagem que percorre cenários oníricos inspirados na natureza, na religiosidade popular e nas raízes culturais do Maranhão. O trabalho nasceu da pesquisa de campo do artista durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, e originou também a revista homônima lançada em 2023.   

“Falar sobre os encantados é falar sobre a terra em que vivemos. Apesar de eu vir do litoral, vejo que o natural está sempre presente, mesmo em lugares diferentes como Boa Vista. Foi estudando e produzindo esse trabalho que me percebi agente dessa cultura e espero que outros artistas do país também possam se reconhecer assim”, comenta Waldeir Brito.     

A exposição permanece em cartaz até o dia 29 de agosto, na Galeria Franco Melchiorri, no Sesc Mecejana (entrada pela academia, na Avenida Venezuela), com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, por meio de agendamento através do telefone (95) 99140-8294.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Local: Teatro Jaber Xaud | Rua Jaranã, 242, Mecejana
Entrada gratuita | Classificação livre

07 de agosto

Beltrano, o Contador de Histórias – Grupo Artpalco (Tocantins)
Categoria: Teatro
Horário: às 10h

Veropa Sessions – Amazonia Afro-Caribenha (Pará)
Categoria: Música
Horário: às 20h

______
08 de agosto

O Pequenino Grão de Areia e Outros Contos – Luiz Eduardo (Acre)
Categoria: Literatura
Horário: às 10h

Show Musical Amazônia na Veia – Zé Miguel e Banda (Amapá)
Categoria: Música
Horário: às 20h

______
09 de agosto

O Sarau do Feupuudo – Feupuudo Clown (Amazonas)
Categoria: Circo
Horário: às 14h

Ministérios do Tempo – Grupo Redemoinho de Dança (Piauí)
Categoria: Dança
Horário: às 20h

______
10 de agosto

Cabaré Ruante, Um Show de Palhaçada – Teatro Ruante (Rondônia)
Categoria: Circo
Horário: às 14h

Pantanal: Memórias Esquecidas – Cia VostraZ de Teatro (Mato Grosso)
Categoria: Teatro
Horário: às 20h

______
 11 de agosto

Mostra de Cinema
Local: Cinema Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana)

1ª Sessão às 15h30
2ª Sessão às 20h

Filmes exibidos: 

  • A Catraia (AC) – 16 min
  • Curica (PI) – 20 min
  • Cabana (PA) – 14 min
  • Devoção e Folia de Reis (RO) – 25 min
  • Tocantins em Cena (TO) – 52 min
  • Trançatlânticas (MA) – 14 min


______
 12 de agosto

Gotas de Saberes – Cia Arteatro (Roraima)

Categoria: Literatura
Horário: às 11h

Abayomi: A Resposta está na Ancestralidade – Odu Companhia de Dança (Maranhão)
Categoria: Dança
Horário: às 20h



15ª edição do Sesc Amazônia das Artes
Quando: 7 a 12 de agosto (exposição até 29 de agosto)
Onde: Teatro Jaber Xaud, Cinema Abrahim Jorge Fraxe e Galeria Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)
Como: Entrada gratuita


Com informações de Sesc Roraima


Postar um comentário

0 Comentários