Oficina Cena Roraima finaliza formação de atores com Mostra de Cenas Curtas

 

Serão apresentadas onze cenas, com duração média de cinco minutos |FOTO: Pabblo Felipe

  

A Oficina Cena Roraima encerra suas atividades de formação de atores e atrizes com a Mostra de Cenas Curtas, neste domingo (16), às 19h, no Espaço Usina Cultura. Está localizado na rua Raio Solar, 509, Jóquei Clube. O evento marca o encerramento de três meses de aprendizado e experimentação teatral, com a apresentação de cenas inéditas e autorais criadas pelos próprios participantes.

As apresentações são o resultado do processo de formação iniciado em agosto e reúnem trabalhos individuais e coletivos desenvolvidos ao longo das aulas de teatro e canto. Durante os três meses de formação, alunos e alunas desenvolveram suas habilidades de atuação, improvisação, interpretação e técnicas vocal e corporal.

A Mostra de Cenas Curtas é gratuita e aberta ao público e celebra o encerramento de um ciclo de formação, aprendizado e criação artística inédito no estado. Ao todo, serão apresentadas onze cenas, com duração média de cinco minutos. Gigi Arpege é uma das integrantes da oficina e vai apresentar a cena “Sem guarnição”, ao lado de Alexandre Tabal.

Envolvida com as artes desde a infância, principalmente na música, Gigi buscou no teatro uma forma de lidar com a timidez, além de lhe dar ferramentas para aprimorar sua presença de palco. Ela conta que a Oficina Cenas Roraima fez uma grande mudança não apenas no campo da atuação, como também em sua relação com as pessoas e com o mundo à sua volta.

“Sou uma pessoa introvertida e uma das principais coisas que eu queria fazer era aprender a ter presença no palco. E acho que é isso que consegui, realmente. Criei confiança, principalmente, nos outros, porque eu sou uma pessoa que gosta de fazer as coisas só. Tanto assim que eu não quis fazer monólogo, mas sim contracenar com pessoas justamente para aprender e melhorar nessa questão, não apenas no falar.  Algumas pessoas que me conhecem notaram uma mudança real em mim desde que comecei a fazer teatro. Passei a ser um pouquinho mais expressiva e aberta a outras pessoas”, disse a artista.

Gigi Arpege ingressou na oficina para aprimorar a presença de palco: "Passei a ser um pouquinho mais expressiva e aberta a outras pessoas" |FOTO: Arquivo Pessoal


A oficina Cena Roraima é promovida pelo Espaço Usina Cultura, referência na formação e difusão artística em Roraima. Iniciou em agosto, com aulas conduzidas por Fábio Furtado (MG), Elder Torres (RR) e Paola Emperatriz (RR). A turma também teve aulas com Lydia Del Picchia, atriz, diretora e professora do Grupo Galpão (Belo Horizonte–MG), que foi a coordenadora pedagógica da Oficina.

A iniciativa ocorreu por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos. A atividade encerra na mesma data da Ocupação Travessia, que comemora a trajetória de 32 anos da Cia Arteatro e 18 anos do Espaço Usina Cultura.

 

Mostra Cena Roraima de Cenas Curtas: 

  • Rito de reaprendizagem do amar – Sourrio Nascente, Poene, Maria Cecília
  • Enterro de todos nós – Alexandre Tabal e Hema Vieira 
  • Sessão de Terapia – Amandik Mesquita 
  • O "espectra-culo" – Olivier Leviatã 
  • Laços – Yalam Gabriel e Anenúbia Cellyne 
  • SURTADAMENTE – Ceissa Parente, Lucas Mafra e Luívia Andrade 
  • O Mundo de ponta cabeça – Mariane Level (Antônia) 
  • A Explosão – Mariana Turco e Hannah Maia 
  • Sem guarnição – Alexandre Tabal e Gigi Arpege 
  • Masterclass de como tocar um violino imaginário – Yalam Gabriel 
  • Cobra Grande – Elivelton Magalhães

 

 Colaboração: Gersika Nascimento

Postar um comentário

0 Comentários