“PAZ, QUEIJO E TRADIÇÃO”| Documentário destaca produção de queijo artesanal no norte e sul de Roraima

 

Filme apresenta histórias sobre o trabalho desenvolvido por duas famílias do Estado e os desafios enfrentados em meio à expansão da bovinocultura e dos fluxos migratórios 

Mais nova produção audiovisual de Roraima, o documentário “Paz, Queijo e Tradição” apresenta histórias sobre o trabalho desenvolvido por duas famílias produtoras de queijo do Estado e os desafios enfrentados em meio à expansão da bovinocultura e dos fluxos migratórios no extremo norte do Brasil. Com direção de Victor Mattioni e 17 minutos de duração, a obra está disponível no YouTube.

Segundo o diretor, a ideia surgiu após uma visita à Fazenda Bacabal, localizada no município de Amajari, onde ele teve contato com a história da produção de queijo artesanal, bem como sua comercialização e todo o trabalho de se manter a tradição familiar. “Percebemos uma carência de trabalhos acadêmicos e também audiovisuais sobre o tema. Foi aí que pensamos em fazer um documentário a respeito”, disse o diretor.

A produção do documentário foi dívida em três momentos. Sendo historiador, Victor iniciou com o levantamento da pesquisa a respeito das famílias, começando pelo município de Amajari, a partir da Fazenda Bacabal. Depois, foram feitos contatos com pessoas ligadas à agricultura e também à pecuária em Roraima. Na ocasião, a equipe passou por um curso de aperfeiçoamento de produção do queijo artesanal, para um aprofundamento no objeto de pesquisa.

Em seguida, foram feitas visitas à Fazenda Bacabal, entrevistando o Sr. Sebastião de Souza e Silva ("Babazinho"). Também surgiu a ideia de incluir a história do Sítio Danny & Ana, em Mucajaí, ouvindo Rosângela Gomes Rosa, que também dedica-se à produção de queijo artesanal e manteiga. Dessa forma, o documentário envolve tanto a região Norte, quanto Sul de Roraima. Destaca-se ainda a entrevista com a professora Daniela Cunha, cientista de alimentos de renome nacional, conhecida pelo seu trabalho na área da produção alimentícia.

“Com isso, nós tivemos também uma expansão do nosso projeto, conhecendo não apenas as histórias da produção de queijo artesanal aqui no estado, como também a potencialidade desse produto e os processos de comercialização, geração de renda e a importância do conhecimento, que envolve ainda estudos de novas tecnologias para que a cultura do queijo artesanal em Roraima seja preservada e expansiva”, comentou Victor.

O historiador Victor Mattioni assina a direção do documentário: "Nosso foco é valorizar a história e a cultura dessas e tantas outras famílias de Roraima"


O diretor e historiador ressalta que a proposta do documentário visa incentivar principalmente os pequenos e médios produtores rurais para seguirem firmes com sua produção, além da transmissão do conhecimento por meio da oralidade, permitindo que as novas gerações mantenham a tradição, além de gerar fonte de renda para as famílias do campo.

“Você vai identificar que cada produção de queijo nos municípios segue um padrão e um modelo diferente. E isso vai desde o paladar, o uso das tecnologias empregadas, a partir de práticas tradicionais que as famílias mantêm para preservar a qualidade desse produto. Então, nosso foco aqui é também valorizar a história e a cultura dessas e tantas outras famílias, além de incentivar o comércio e a economia local, pensando no pequeno e médio produtor rural e que esse produto possa também ser exportado para outros estados”. 

Incentivo à Cultura — O documentário “Paz, Queijo e Tradição” foi um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc 2025, contrapartida da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (SECULT). Para Victor, esse recurso é fundamental para que iniciativas como a sua ganhem visibilidade.

“Com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura, pudemos custear hospedagem, alimentação e estadia da equipe, além de investir em edição e intérprete de libras, pois primamos pela acessibilidade, além da construção de legendas em português. Também nos auxiliou no processo também da confecção de artes para a divulgação do documentário. Então, esse fomento proporciona com que o audiovisual tenha mais destaque, sendo de fundamental importância para as pequenas e médias produções aqui em nosso estado”.


ASSISTA:

 


____________________

Ficha técnica

 

 

Direção

·        Victor Mattioni

 

Imagens

·        Luiz Cláudio Corrêa Duarte

·        Márcio Dornelles Mattioni

·        Victor Mattioni

 

Assistente de câmera

·        Pedro Alencar

 

Edição

·        Luiz Cláudio Corrêa Duarte

Intérprete de Libras

·        Arlesson Oliveira Santos

 

Entrevistados

·        Danielle Cunha de Souza Pereira

·        Rosângela dos Santos Gomes Rosa

·        Sebastião de Souza e Silva - Babazinho

 

Agradecimentos

·        Ana Lúcia Portella

·        Diego Costa

·        Érika Progênio

·        Fazenda Babacal

·        Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari

·        Sítio Danny e Ana

·        Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar

 

Gravado em Amajari (RR), Boa Vista (RR) e Mucajaí (RR)

Postar um comentário

0 Comentários