Casarão da Família Brasil

A casa é considerada como a segunda, propriamente dita, a ser construída na região (Foto de 1909)

Segunda casa construída em Boa Vista (quando esta ainda era denominada Vila de Boa Vista do Rio Branco), a casa pertenceu inicialmente ao coronel Bento Ferreira Marques Brasil e está localizada onde atualmente é denominada a Praça Barreto Leite, em frente à Orla Taumanan. 

O imóvel começou a ser construído em 1886, sendo concluído em 1862. Sua estrutura é mantida no estilo neoclássico. Todo o material para a construção foi trazido por via fluvial (única forma de comunicação com a cidade na época), vindo de Manaus, porém muitas peçam eram originárias da Europa. 

Em 15 de outubro de 1993, foi tombado como patrimônio histórico pela Prefeitura de Boa Vista (Decreto nº 2614). Atualmente é propriedade de Petita Brasil, uma das descendentes do proprietário original. Há também um imóvel na avenida Bento Brasil (logradouro em homenagem ao patriarca da família em Boa Vista) que também é denominado “Casarão da Família Brasil”, também de outros descendentes.

A casa, atualmente. É perceptível que a mesma ainda conserva as características originais


Em 15 dezembro de 2015, por ocasião do Dia do Arquiteto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU-RR) lançou um mini-documentário sobre a Casa de Petita Brasil. Confira:





Postar um comentário

0 Comentários