Prédio da Prelazia



Um dos prédios históricos mais admirados em Boa Vista está localizado na Av. Bento Brasil, s/n, Centro. Em estilo neoclássico, foi construído em 1909, pela Ordem dos Beneditinos. Serviu de residência oficial de padres e bispos durante o antigo Território do Rio Branco.

Em 1944, o capitão Ene Garcez utilizou como sede do Governo. Assim, a parte da frente acontecia os atendimentos burocráticos; ao lado, o serviço de rádio e a secretaria administrativa.



Até então, as comunidades católicas boa-vistenses eram geridas pela Diocese de Manaus. Quando houve a desvinculação, a prelazia passou a aos monges beneditinos subordinados ao mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro até 1948.

No ano de 1934, o papa Pio XI instituiu a Administração Apostólica do Rio Branco. Em 30 de agosto de 1944, o papa seguinte, Pio XII, a elevou à categoria de prelazia. E em 29 de abril de 1963, o papa João XXIII mudou o nome da prelazia para Prelazia de Roraima. Somente em 16 de outubro de 1979 é que foi instituída a Diocese de Roraima, pelo papa João Paulo II.

O prédio, após início de sua restauração no início dos anos 90


O prédio da prelazia serviu de escola para meninas indígenas, onde aprendiam a ler e a escrever, além de trabalhos caseiros, corte e costura. O bem é tombado pela Prefeitura Municipal Lei n° 231, de 10 de setembro de 1990.

Veja fotos mais recentes do prédio:







Como chegar?

A Prelazia está localizada na Rua Bento Brasil, 613 - Centro. Confira no mapa abaixo:



Postar um comentário

0 Comentários