Agricultores inovam e iniciam produção de farinha de batata doce

Com a produção em alta, os agricultores miram o mercado nacional (fotos: Igorh Martins/PMBV)

Um dos polos de produção que mais cresce em Boa Vista, o da batata doce tem sido um marco na vida dos agricultores familiares. Tanto é que agora estão investindo e aprimorando seus conhecimentos para em breve comercializar em todo o país a farinha da batata doce. A produção já começou. 

O polo é composto por mais de 20 agricultores familiares, que recebem incentivos a partir do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), desenvolvido pela prefeitura de Boa Vista através da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Com a ajuda de maquinário, insumos e assistência técnica, a expectativa é de ultrapassar o índice de 60 toneladas por hectare. 

Foi a partir desse incentivo que agricultores se organizaram e hoje tornam possível a produção da farinha de batata doce. O processo é semelhante ao utilizado para produção da farinha de mandioca. A batata é ralada até que se obtenha uma massa úmida. Logo em seguida, passa pela prensa, de onde é extraído um liquido que também é aproveitado. 

A produção gira em torno de 60kg por dia

O passo seguinte é levar o material à peneira, de onde já se consegue o produto um pouco mais seco, porém mais grosso. Em seguida, é só aquecer o tacho, também conhecido como forno. A temperatura precisa ser ideal para que não queime a massa e nem forme pedaços grandes. 

São aproximadamente 5 horas, sem intervalos. O resultado é um produto crocante e saboroso, sem contar que por ser muito nutritivo pode ser utilizado para receitas saudáveis, como shakes, vitaminas, bolos, brigadeiros, em substituição aos ingredientes tradicionais nas receitas. 

A produção gira em torno de 60kg por dia. E além da farinha, ela também produz de forma artesanal com o liquido extraído na prensa lá no início do processo produtos como molho de pimenta, goma de batata doce para tapioca entre outros. 

O produto já possui uma embalagem identificada como “Cerrado da Amazônia” e já está disponível para comercialização por encomenda. Quem quiser saber mais ou já fazer encomendas, o telefone de contato é (95) 99111-3450. 

Fonte: Comunicação – Prefeitura de Boa Vista 

Postar um comentário

0 Comentários