Conheça a professora que desenvolveu projeto sobre descarte correto e reutilização do óleo de cozinha

A professora da rede municipal desenvolveu o projeto com os alunos do 1º Ano D da Escola Municipal Jael Barradas, com o envolvimento dos pais |Foto: Cláudia Ferreira


A professora Gilmara de Souza, da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, está radiante com sua participação na Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente, promovido pela Universidade Federal de Roraima. O seu projeto “A Poluição Provocada pelo Óleo de Cozinha: Educar para uma vida sustentável” será apresentado na manhã desta sexta-feira, 20, para os participantes da 8ª edição do evento.

Este é o maior evento socioambiental acadêmico-científico, consagrado internacionalmente, onde reúne centenas de pesquisadores, professores, representantes de instituições, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais. Todos os trabalhos exitosos escolhidos para o Fórum serão amplamente divulgados no Brasil e exterior, com a publicação em capítulos nos livros e-books, com selo da Editora UFRR.

 A iniciativa da professora Gilmara foi desenvolvida este ano, com 25 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi sensibilizar os estudantes, bem como suas famílias, sobre a importância de não poluir o meio ambiente com o descarte incorreto do óleo de cozinha, buscando alternativas sustentáveis com a reutilização. Uma destas práticas foi a produção de sabão ecológico com a parceria dos pais dos alunos.

As atividades despertaram nos estudantes e em suas famílias que a reutilização do óleo é importante para a preservação do ambiente, podendo ser também uma possibilidade de renda extra, ética e sustentável por meio da produção do sabão, contribuindo no processo ensino e aprendizagem dos alunos.

“Estou muito feliz, pois submeter um trabalho em um evento deste nível e ser aceito é motivo de felicidade.É você ter a certeza de que está no caminho certo. Terei a oportunidade de apresentar o meu trabalho que foi desenvolvido com os alunos, uma prática exitosa e que vai ficar disponível em e-book, com ampla divulgação no Brasil e exterior para outros professores terem a oportunidade de visualizar e assim queiram um instrumento para contextualizar e enriquecer suas práticas pedagógicas”, disse a professora.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Postar um comentário

0 Comentários