Filmado e produzido em Roraima, “Cavalgada dos Justos” é mais uma vez selecionado para um festival nacional de cinema

Cena de "Cavalgada dos Justos": sucesso por onde passa, mostrando não apenas as riquezas de Roraima como também as mentes brilhantes do audiovisual  |FOTO: Divulgação/ Norte Produções

Como sempre temos dito aqui: Roraima é uma terra rica em artistas e mentes brilhantes. E isso fica claro quando se trata das produções audiovisuais, como é o caso do curta “Cavalgada dos Justos”, que mais uma vez foi selecionado para ser exibido em uma mostra de cinema nacional, dessa vez no Festival Maranhão na Tela.

Com roteiro e direção de Alex Pizano e co-direção e produção de Hemetério Costa, o filme envolve ficção, aventura, faroeste e drama de época. Foi inteiramente gravado na região de Amajari e traz uma história de apelo atemporal, tendo como cenário uma das mais belas regiões naturais do extremo norte do Brasil: as serras e lavrados do estado de Roraima. 

De acordo com Pizano, ao longo do ano diversas mostras e festivais pelo Brasil abrem inscrições e é quando o jovem cineasta roraimense busca, dentro das possibilidades e oportunidades, levar suas obras a conhecimento do país. E foi assim, no festival do Maranhão, que “Cavalgada...” foi selecionado através da triagem de uma curadoria com mais de 100 filmes de todo o Brasil. 

“Com certeza, foi com uma imensa alegria que recebemos a notícia da seleção, pois é mais uma janela de exibição que se abre no Brasil para que filmes roraimenses sejam apreciados e pessoas de outros estados possam conhecer nosso cinema”, afirma Pizano.

O filme teve sua estreia em meados de 2018. E desde então tem tido uma trajetória bastante receptiva por parte do público, não apenas em Roraima, mas também em outros estados. Prova disso são os diversos festivais e mostras a nível nacional que a obra tem tido êxito. Até agora, já passou por: 2° Festival de Jaraguá do Sul (SC) 2019 - Prêmio de melhor figurino; 12º Mostra Audiovisual Campinas SP 2019; Mostra Sesc de cinema 2019, Festival de Cinema de Santo Ângelo – RS.

Para Pizano, filmar um "faroeste" em Roraima foi mais que uma questão estética, mas também de sentimento. “Gosto de cinema como um todo. Aprecio todos os gêneros, mas existem alguns a qual tenho uma ligação emocional maior, muito pelas minhas experiências que tive desde a infância. O gênero de western é uma delas, gênero esse que quando comecei a fazer filmes a 12 anos atrás este era um estilo que sempre quis fazer”.

Quanto aos projetos futuros, o cineasta deixa claro: ainda há muito de Roraima a ser mostrado nas teolonas. "Tenho muitos projetos “prontos” só esperando o momento certo para saírem do papel, e todos dentro do campo do cinema de ficção(pois é o estilo de cinema que mais aprecio), para 2020 espero lançar mais um filme curta-metragem para a posteridade roraimense.

Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Confira algumas imagens do filme: 







CAVALGADA DOS JUSTOS

FICHA TÉCNICA

Produtora: Norte Produções
Ano: 2018
Duração: 24:31
Roteiro e direção geral: Alex Pizano
Co-direção, produção e produção executiva: Hemetério Costa
Elenco: Gustavo Hugo Andrade, Bruno Garmatz, Orib Ziedson, Rodrigo Mebs, Nony  Santos, Rebecca Nunes, Rodolpho Braga de Oliveira e Manoel  Pereira  da Costa Neto
Direção de fotografia: Severino Wilson e Paulino Alvarenga (Flecha)
Câmeras: Severino Wilson, Paulino Alvarenga (Flecha), Richard Messias
Trilha sonora original: Cláudio Lavôr (Biosphere)
Som direto: Fábio Araújo
Efeitos sonoros: Diego Freitas
Correção de cor/finalização: Janderson Fontes
Direção de arte: Marco Borges Assistente: Leandro Hartmann
Figurino: Alex Pizano
Edição: Raimundo Bahia e Luis Ricardo
Maquiagem: Gabriel Rodrigues e Eduardo Belo
Efeitos especiais: Paulino Alvarenga (Flecha)
Produção: Marksjhonson Ferreira   Assistentes: João Araújo, Fábio Pereira, Gilmar Oliveira, Fábio Araújo
Drone: Richard Messias 
Assistente de direção: Valmique Grandez

SINOPSE: Quando linhas de fronteira não eram limites para desbravadores, o extremo norte do Brasil se torna o destino de homens e mulheres em busca de construir suas vidas, novos desafios, novos sonhos. Enquanto para alguns a conquista vinha através do trabalho suado e honesto, outros a conquistavam através da força bruta e violência.

Trailer:

Postar um comentário

0 Comentários