Ateliê Elas No Mundo promove oficinas de arte para mulheres

As atividades vão acontecer no Prédio da Intendência, Orla Taumanan | FOTO: Rodrigo Menaro 

Para marcar os 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, o projeto Ateliê Elas No Mundo, com o apoio da ONU Mulheres, abrirá as portas neste sábado (7) para oficinas gratuitas a todas as mulheres e meninas. A programação começa a partir das 14h30 no prédio da Intendência, Orla Taumanan, e inclui aula de yoga, oficinas de narrativas autobiográficas por meio de fotografias, pinturas e textos. 

“Em um momento em que todo o mundo está discutindo formas de acabar com a violência contra mulheres, Roraima participa deste movimento por meio da arte, dando visibilidade também às histórias contadas por nós, mulheres migrantes e refugiadas. São histórias de luta, resiliência, amores, desamores que nos conectam independente da nacionalidade”, afirma Ciraxys, monitora do projeto. 

Emely faz parte do Ateliê e afirma que foi uma oportunidade de conhecer a história de outras mulheres e fazer amizades. “As atividades nos fizeram sentir parte da sociedade, que somos um grupo de mulheres que queremos e sabemos fazer muitas coisas. E isso nos ajuda a recuperar nossa autoestima e confiança sobre nós mesmas”, diz. Ela reforça que cada mulher, cada pessoa, tem uma história e o importante é manter espaços onde elas possam falar e crescer com as experiências compartilhadas. 

No dia 20 de dezembro, uma exposição será lançada com o resultado dos produtos  das oficinas de artes. Fotografias, diários íntimos, pinturas e artesanatos desenvolvidos pelas mulheres estarão também à venda. A exposição ficará em exibição até o final de janeiro de 2020, na Intendência e conta com a parceria da ONU Mulheres e da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) da Prefeitura de Boa Vista.


Programação do Evento 

14h30 às 15h30 – Yoga pela paz 
15h30 às 16h30 – Oficina de retratos fotográficos
16h30 às 18h30 – Oficina de pintura em tela 
A partir das 18h30 – Apresentações musicais 

Sobre o projeto - Ateliê Mulheres em Movimento é um projeto que visa incentivar as narrativas autobiográficas de mulheres e meninas migrantes, refugiadas e brasileiras em Roraima a partir de uma pluralidade de recursos expressivos, como escrita criativa, princípios das artes do corpo e das artes visuais. 

O objetivo do projeto é  promover processos de auto-observação, resiliência, saúde psicofísica, empoderamento e coexistência pacífica no contexto de migração em Roraima. Além de contribuir para a reintegração social, o desenvolvimento econômico e cultural das mulheres migrantes e refugiadas venezuelanas em Roraima por meio da arte.

A campanha - Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começou no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Texto: Assessoria/ Ateliê Elas no Mundo

Postar um comentário

0 Comentários