Projeto leva prática e conhecimentos do xadrez a crianças carentes

Projeto chegou recentemente aos abrigos de imigrantes venezuelanos da Operação Acolhida | FOTO: FFHI

Há três anos, o professor da Universidade Estadual de Roraima, Edgard Zanette, desenvolve no Estado o projeto “A filosofia do Xadrez e suas linguagens: uma proposta de inclusão social”, que leva todo o conhecimento em torno do esporte a crianças carentes, contribuindo para a sua formação social, cognitiva e cultural. 

Professor de Filosofia e do mestrado em Segurança Pública da UERR, Zanette é um dos dois mestres enxadristas de Roraima e fundou na universidade o Clube de Xadrez. Agora, estendeu o projeto para mais além, atendendo principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social. 

Recentemente, o trabalho começou a ser desenvolvido em um dos abrigos de imigrantes venezuelanos em Roraima, com apoio da Operação Acolhida. Coincidentemente, num desses abrigos atua voluntariamente a monja Carmela, missionária argentina da Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI) que também é mestre enxadrista. 

Além de colaborar com o desenvolvimento
cognitivo da criança, o projeto também
aumenta as esperanças de uma vida melhor

| FOTO: Divulgação/UERR
“O objetivo do nosso projeto é difundir a prática do xadrez, que é um esporte da mente, reconhecido internacionalmente como um dos mais eficazes para ajudar na cognição, na memorização, no raciocínio lógico e na capacidade de concentração. O xadrez possui uma característica que é interdisciplinar. Através dele, nós adquirimos outras competências. Eu, por exemplo aos 15 anos, pela leitura dos livros de xadrez, tive contato com outros idiomas, como espanhol, inglês, francês e, mais tarde, italiano”, explicou o professor. 

Desde então, por meio do projeto, foram promovidos diversos torneios, oficinas e workshops sobre o esporte. Somente no Abrigo Canaã, da Operação Acholhida, mais de 30 crianças são atendidas. Segundo Zanette, a meta agora é ampliar o projeto para todo o Estado. 

“Já temos algumas comunidades que têm interesse em participar dessa nossa empreitada, que é um trabalho filantrópico, sem fins lucrativos. E a ideia é conseguir patrocinadores, para aumentar a capacidade do projeto de chegar até as pessoas. Todos os recursos que conseguimos é no sentido de comprar peças, materiais, para difundir o xadrez no Estado”. 

A equipe do projeto, com uma representante da ACNUR e a monja Carmela, mestre enxadrista argentina | FOTO: Arquivo Pessoal

Workshop – E já está marcado para os próximos dias 10 e 11, a partir das 8h no Colégio Estadual Militarizado Profª Maria De Lourdes Neves, o workshop “Meus primeiros lances no Xadrez” e o Torneio Solidário de Xadrez para crianças e jovens de 3 a 17 anos. As inscrições acontecerão no local. 

Os participantes do Workshop devem levar um papelão de um metro quadrado, em boas condições. 32 tampinhas Pet do mesmo tipo, se possível, 16 de uma cor e 16 de outra cor. Uma folha de um metro de Papel Contact Transparente. 

Ambos os eventos terão apoio da UERR, da Escola Militarizada Maria de Lourdes Neves e da Federação Roraimense de Xadrez (FEROX). Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (92) 99289-8688 ou pelo e-mail: edgardzanette1@gmail.com.

Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários