ANNALU BARROS| O talento e a simpatia de uma das jovens atrizes mais promissoras de Roraima

Aos 13 anos, Annalu já tem um vasto currículo nas artes, com grandes propostas para atuar nos grandes centros do País |FOTO: Fabiane Barros 

Os palcos sempre fizeram parte da vida da jovem Anna Lúcia Barros Cansanção. A arte e toda a sua intensidade são tão comuns para si quanto o ar que respira. E sob o sobrenome artístico Annalú Barros, a jovem atriz, bailarina e digital influencer de 13 anos já deixa claro que seu caminho será longo e ela fará o possível para alcançar todos os seus objetivos. 

Natural de Resende (RJ), Annalú se declara boa-vistense de coração. E bem cedo ingressou no mundo das artes. Mais precisamente a partir dos dois anos, quando teve contato com balé e a capoeira. Porém, aos cinco anos teve contato com algo que se tornou uma das suas maiores paixões: o teatro. 

"Ao assistir uma peça na escola, fiquei muito encantada e logo pedi para minha mãe para eu também fazer parte de tudo aquilo", disse a jovem. 



Algumas das apresentações da jovem atriz em grandes espetáculos em RR

A peça fazia parte do projeto "Sesi ArtJovem" e tinha como um dos principais mentores o jovem ator Alex Zantelli, professor do curso de teatro e atualmente um dos maiores nomes das artes cênicas em Roraima. E foi ele um dos principais incentivadores de Annalú, sendo o responsável por guiá-la ao fantástico universo do teatro. 

Não demorou para que Annalú já estivesse em sua primeira peça, que foi "Branca de Neve", representando uma coelha. Estar no palco, diante de tantas pessoas fez com que a menina sentisse ainda mais prazer naquela arte, da qual jamais queria deixar. 

Além do teatro, Annalú também ingressou no mundo da música, chegando a estudar flauta e teclado. Chegou a sair de Roraima, com toda a sua família, mas não demorou para retornar. Coincidentemente, seu professor, Zantelli, que também tinha deixado Boa Vista, também retornou à cidade, ocasião em que abriu sua própria companhia teatral. 

Logo, Annalú já estava nas montagens feitas por Zantelli, como "O Quebra Nozes", "Santibancos", "Estrelinha mágica" e "Cinderella", o que lhe rendeu bons papeis, principalmente como protagonista. Ela também participou de musicais, como o promovido pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM), no Dia das Crianças. 

“Na época, o Alex nos procurou, pois estava montando o musical em parceria com o IBVM e eles queriam a Annalú, pois tinham visto ela no ‘Cinderella’. E foi muito legal. Uma surpresa muito grande pra gente. Foi um espetáculo lindo”, disse a mãe da menina, a fotógrafa Fabiane Barros. 

Sua facilidade em decorar textos e representar com a devida grandeza lhe colocou justamente em um importante desafio: fazer um curso de férias no Rio de Janeiro, na Escola de Atores Wolf Maia, em fevereiro deste ano. 

O curso aconteceu por duas etapas. Na primeira, Annalú passou por uma semana de aulas de teatro. Na semana seguinte, o foco foi para TV e Cinema. E ela surpreendeu a todos, principalmente a atriz Thaís Castro, que era uma das professoras do curso. O talento da menina deixava claro que estava num nível bem avançado.

"Participei de várias atividades e testes de vídeo, com crianças de todo o Brasil e até de Nova York. Foi uma experiência muito legal. Conheci muita gente boa, inclusive atores maravilhosos que me ensinaram bastante e me incentivaram a seguir firme na carreira". 

Annalú no curso da Escola Wolf Maia, no Rio de Janeiro

A mãe, Fabiane, acompanhou todo o processo. "Fui chamada pelos professores e coordenadores pedagógicos do curso. Estava assustada. Imaginei que algo tinha dado errado com a Annalú. Mas foi quando eu recebi uma grande surpresa. Apenas me disseram: 'Sua filha está pronta para seguir a carreira artística'. Eu só pude chorar de alegria, por essa etapa tão importante na vida da minha filha", disse. 


Talento vai além do teatro

Na temporada no Rio de Janeiro, Annalu passou pelo nível básico do curso e agora aguarda o fim da pandemia para fazer o avançado. Enquanto isso, a menina agora exerce outras de suas paixões, já que foi a primeira digital influencer juvenil de Roraima, aos dez anos. 

"A Giovanna Piva, uma das principais influencers do Estado, me viu numa das minhas apresentações e me convidou para fazer umas fotos, no lançamento de uma linha de sandálias com o nome dela. Daí ela me incentivou a também a entrar nesse ramo e estou até hoje. Gosto muito", disse Annalu, que já tem canal no Youtube e já conta com mais de 23 mil seguidores no Instagram. 

Sendo a primeira digital influencer juvenil de Roraima, Annalu já conta com mais de 23 mil seguidores no Instagram 


Além disso, a menina chegou a apresentar um programa na Rádio Folha, onde, com uma linguagem voltada ao público infantil, chegou a fazer muitas entrevistas, inclusive com pessoas da classe política. "Um deputado ficou muito admirado pelos temas profundos que ela abordava nas perguntas, envolvendo leis, por exemplo. Isso porque a Annalu está sempre se mantendo informada, aperfeiçoado seus conhecimentos", disse a mãe, Fabiane. 

Com grandes planos para o futuro na arte, inclusive desejando participar de mais novelas e filmes, Annalu também tem outra meta: ser delegada da Polícia Federal. Inclusive, ela passa bom tempo se dedicando, lendo a respeito. Aluna exemplar, com boas notas na escola, tudo o que ela quer é poder fazer o bem na sociedade.

"Quero também ser um dia uma madrinha cultural. Há muitas crianças em Roraima que são talentosas e que esperam uma oportunidade para se desenvolverem nas artes, mas que não encontram porque a cultura é pouco valorizada por aqui. Muitos sonhos morrem. Mas eu vou sempre lutar para alcançar meus objetivos e poder contribuir com outras pessoas, para que também alcancem os seus". 

Confira o canal da Annalú no Youtube: 


Texto: Fábio Cavalcante - @Fabiocbv

Postar um comentário

0 Comentários